• Carregando...
Catedral Basílica de Curitiba
Catedral Basílica de Curitiba| Foto: Alexandre Mazzo/ Arquivo/ Gazeta do Povo

O domingo (29) é de oração coletiva em Curitiba pedindo proteção da população contra o coronavírus. Sem poder comemorar o aniversário de 327 anos da capital neste domingo, sinos de igrejas católicas e evangélicas de toda a cidade tocaram juntos ao meio-dia pedindo proteção. Até sábado (28), a cidade tinha 75 pacientes confirmados com a Covid-19 e nenhuma morte. A ação é resultado de um pedido do prefeito Rafael Greca ao arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo.

Na Catedral Basílica, na Praça Tiradentes, no Centro, os sinos começaram a tocar exatamente ao meio-dia. A igreja não teve missa, estava vazia, mas de portas abertas. A Guarda Municipal (GM) orientava as pessoas a não permanecerem dentro do santuário. Do lado de fora, menos de dez pessoas foram acompanhar o soar dos sinos pessoalmente. A orientação do Ministério da Saúde, seguida pela prefeitura da cidade, é de que as pessoas fiquem em casa para reduzir os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

Entre os fiéis que foram à Catedral estava a advogada Rosane Frason, 44 anos, moradora do Abranches, que foi de bicicleta até a Catedral para acompanhar o chamado do sinos. “Na igreja do Abranches também teria, mas achei importante vir até aqui”, disse.

Para a advogada, o momento é difícil. “Saber que o povo está reunido em fé em oração é muito importante. Para a igreja e para todas as religiões, viver esse momento difícil unidos será fundamental para que a gente vença o coronavírus. Por isso, fiz questão de vir até aqui”, explicou Rosane, que diz estar fazendo isolamento, em casa, com trabalho remoto.

Outras paróquias

Durante a live da oração na Catedral, a Tribuna recebeu diversas mensagens de leitores relatando como estava a oração coletiva nas suas paróquias, como Portão, Abranches, Santa Quitéria, Lindóia, Santa Felicidade, Hauer, e Capão Raso, entre outros bairros da capital.

Conteúdo editado por:Ricardo Sabbag Zipperer
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]