• Carregando...
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho atenderá adultos com sintomas respiratórios
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho atenderá adultos com sintomas respiratórios| Foto: Albari Rosa/Foto Digital

Em razão do aumento de procura por atendimento de crianças com sintomas respiratórios na rede de saúde (pública e privada) de Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) optou por reestruturar, temporariamente, seus serviços. A mudança será mantida enquanto houver necessidade. A partir desta sexta-feira (29), 11 unidades de saúde (USs) serão convertidas em pontos de atendimento de adultos e crianças com sintomas respiratórios leves e moderados. São elas: US Bairro Novo, US Iracema, US Santa Amélia, US São Braz, US Vila Hauer, US Aurora, US Jardim Aliança, US Campo Alegre, US Rio Bonito, US Mãe Curitibana e US Ouvidor Pardinho.

Na prática, significa que as 11 USs atuarão como se fossem Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), mas voltadas exclusivamente para os sintomas respiratórios.

Entre as 11 unidades de saúde que atenderão crianças, adolescentes e adultos com sintomas respiratórios, 9 não farão aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19. Os dois locais que realizarão atendimentos mais abrangentes (sintomas respiratórios e também vacinação) são a US Mãe Curitibana e a US Ouvidor Pardinho. Mas, a Ouvidor Pardinho receberá apenas adultos e a Mãe Curitibana atenderá apenas o público infantil (exceto neste sábado, quando a US Mãe Curitibana estará voltada apenas para vacinação de crianças contra gripe e sarampo, e não fará atendimentos ligados a sintomas respiratórios).

De acordo com a pasta, no mês de janeiro, do total de 93.248 atendimentos realizados pelas UPAs de Curitiba, 19% eram crianças; no mês de abril, até agora, dos 65.346 atendimentos, 35% eram de crianças, um aumento de 84% no percentual de atendimento de crianças.

A superintendente de gestão da SMS, Flávia Quadros, explica que a alta da demanda pediátrica tem gerado aumento no tempo de espera para atendimento dos casos menos graves nas UPAs. Ela lembra que a volta da circulação de outros vírus já era um movimento esperado, principalmente com a chegada do outono. “No auge da pandemia, nós já alertávamos que, quando a Covid-19 regredisse, outros vírus voltariam a circular. Isso, associado ao perfil climático da cidade, favorece o adoecimento de maior número de pessoas, principalmente as crianças que passaram longo tempo em casa”, explicou ela.

Outra medida anunciada pela SMS é o cancelamento das cirurgias pediátricas eletivas nos hospitais credenciados ao SUS, o que permitiria a ativação de novos leitos pediátricos. A SMS recomenda que hospitais privados também avaliem a necessidade de suspender temporariamente procedimentos do tipo. “Essa alta de casos não aconteceu apenas na rede SUS, temos visto que os serviços da rede privada também estão pressionados por esse aumento de casos”, contou ela.

Pequeno Príncipe chega a lotação máxima

O pronto-atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, fechou na manhã desta quinta-feira (28) por causa da alta demanda para o atendimento de crianças com doenças respiratórias. A lotação é de 100%. Segundo informou o hospital, o fechamento é temporário. O hospital reforçou, contudo, que o atendimento por convênios particulares na emergência permanece em funcionamento.

Segundo o Pequeno Príncipe, a reabertura do atendimento via SUS vai depender da logística de leitos da emergência. Na medida que os leitos forem sendo desocupados, com a transferência dos pacientes da emergência para outra ala, será feita uma reavaliação para a reabertura. Não há data e nem horário definido para que isso ocorra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]