• Carregando...
Sol forte em Curitiba
Sol forte em Curitiba| Foto: Hamilton Bruschz/Tribuna do Paraná

O calor intenso fora de época das últimas semanas quebrou um recorde significativo no início da tarde desta terça-feira (17) em Curitiba. Conforme o Simepar, os termômetros da capital paranaense chegaram a 33,3°C entre 13h e 14h, o dia mais quente do inverno até agora e a segunda maior temperatura para um mês de setembro desde 1997.

Com a marca - a 5ª máxima mais elevada de todo o ano de 2019 -, Curitiba superou a máxima de Salvador, na Bahia, onde calor chegou aos 30°C. As temperaturas deste terça-feira de setembro só foram superadas pelo valores registrados no mesmo mês em 2015, quando os termômetros bateram 34,2°C.

Apesar de o inverno estar na reta final, um dia tão quente assim não é normal para esta época do ano. "Tivemos presença de ar mais seco e quente durante todo o inverno. No Noroeste isso é comum, mas não na nossa região, já que normalmente esse ar é bloqueado antes de chegar aqui”, explica o meteorologista do Simepar Samuel Braun.

Apesar de incomum, Braun diz que o fenômeno não tem conexão com eventos climáticos como El Niño ou aquecimento global. “É uma questão de circulação da atmosfera. O ar mais quente e seco chegou a região e como não havia nenhuma frente fria para derrubá-la, ela se manteve”, complementa.

No entanto, as altas temperaturas durante o inverno devem chegar ao fim. Uma frente fria que se aproxima da capital vai mudar o tempo já a partir desta quarta, com mais nuvens e menos sol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]