• Carregando...
Fonoaudióloga Ana Cristina de Castilhos Rosa, uma das idealizadoras do curativo rosquinha para proteger os mamilos das mães na Maternidade Bairro Novo. | Luiz Costa / prefeitura de Curitiba /
Fonoaudióloga Ana Cristina de Castilhos Rosa, uma das idealizadoras do curativo rosquinha para proteger os mamilos das mães na Maternidade Bairro Novo.| Foto: Luiz Costa / prefeitura de Curitiba /

Uma solução simples criada pela equipe da Maternidade Bairro Novo, no Sítio Cercado, em Curitiba, tem ajudado as mães a enfrentar o desconforto causado por fissuras nos mamilos no momento de amamentar. A partir de compressas enroladas, a equipe tem contribuído para que as mães atendidas na unidade médica não desistam de amamentar seus bebês. Graças à técnica, a Maternidade Bairro Novo tem um dos índices mais altos de aleitamento materno na cidade: 98,3% das mães atendidas pela unidade alimentam seus filhos com o próprio leite. Em média, a unidade faz 200 partos por mês.

A técnica surgiu em 2017. Em um encontro da Comissão de Aleitamento Materno do hospital, a médica obstetra Tatiana Berlinsky e a fonoáudióloga Ana Cristina de Castilhos Rosa apresentaram a solução prática, barata e eficiente: enrolar compressas no formato de rosquinhas para proteger os mamilos.

- Leia também - Curitibano compra e restaura ônibus de 1979 para realizar sonho de infância

As lesões são causadas pela “pega” incorreta do bebê no mamilo. Para cicatrizar o ferimento, é preciso manter o mamilo sempre seco, mas sem contato direto com nenhum tipo de tecido, incluindo o de camisetas, o que pode irritar ainda mais a fissura. Com a rosquinha, a umidade é absorvida e o mamilo protegido.

Técnica do curativo rosquinha foi disseminados pelas enfermeiras e mães da Maternidade Bairro Novo.Luiz Costa

- Veja mais - Calouro veterano: 1º lugar geral do vestibular da UFPR tem 34 anos e já é formado pela USP

“Ensinamos às enfermeiras como fazer o material usando compressa e elas aperfeiçoaram a técnica”, conta Ana. “É uma solução simples e barata e um dos principais benefícios é dar uma opção de conforto para mãe que não seja com medicamentos”, complementa a fonoaudióloga em entrevista ao site da prefeitura de Curitiba.

Nos primeiros meses, os curativos eram oferecidos somente para mães com fissuras mais graves nos mamilos. Como a iniciativa deu resultado, a equipe decidiu estender a proteção para todas as mães.

O protetor é descartável e deve ser trocado sempre que ficar umedecido. Após receber alta da maternidade, as mães podem seguir aplicando a técnica com outros materiais, como fraldas.

A Maternidade Bairro Novo tem o selo Hospital Amigo da Criança dado a unidades que seguem as orientações da Unicef (o braço de políticas públicas da infância da Organização das Nações Unidas) tanto para o aleitamento materno, quanto para o parto humanizado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]