• Carregando...
 | Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo
| Foto: Maicon J. Gomes/Gazeta do Povo

O primeiro dia de 2018 terá uma razão a mais para fazer as pessoas olharem para os céus. Na noite seguinte à da chuva de fogos típica do Réveillon, neste 1º janeiro a primeira superlua do ano deixa o satélite natural da Terra mais perto do nosso planeta, dando a impressão de que ela está muito maior do que o de costume.

A previsão é que o astro esteja mais perto da Terra por volta das 19h54, ficando distante a apenas 356,5 mil quilômetros de nós. No entanto, o momento de maior visibilidade da superlua deve acontecer já nas primeiras horas do dia 2, quando a Lua Cheia ficará mais aparente — ainda que, na prática, o satélite já esteja um pouco mais longe, da 326,8 mil km.

Leia também: Confira os principais fenômenos astronômicos previstos para 2018

O fenômeno não chega a ser considerado algo raro, mas chama a atenção exatamente pelo espetáculo que proporciona no céu noturno. A estimativa da NASA é que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que em dias comuns.

A primeira superlua de 2018 é ainda mais especial, pois faz parte do que a NASA chama de “trilogia da superlua”. Isso porquê o fenômeno vai se repetir três vezes no período entre o início de dezembro e o fim de janeiro — sendo a aproximação deste dia 1º a maior de todas elas. A próxima está prevista para o dia 31 deste mês.

Será possível ver?

Apesar de o céu de Curitiba sempre dificultar a observação de eventos astronômicos, com um pouco de sorte será possível observar a primeira superlua de 2018 na capital paranaense. Segundo o Instituto Simepar, a previsão para a noite do dia 1º será de alguma nebulosidade, mas com momentos de abertura que vão permitir a visualização da lua.

O meteorologista Reinaldo Olmar Kneib explica que será preciso de um pouco de paciência para poder observar a lua nesta segunda-feira (1º). “A nebulosidade deve se manter como nos últimos dias, bem variada. Deve ter algumas aberturas, mas não vai ser uma noite de céu claro”, aponta. “Para ver, vai ter que ficar acompanhando direto”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]