• Carregando...
 | Divulgação/Projeto Tamar
| Foto: Divulgação/Projeto Tamar

A praia de Carmery, em Pontal do Paraná, recebeu uma visitante especial na manhã do último domingo (28). Uma tartaruga-cabeçuda passou pelo balneário logo cedo para desovar na areia. E esse tipo de aparição é bastante significativo, pois é a primeira vez que essa espécie de tartaruga escolhe as praias do estado para botar seus ovos.

O rastro na areia chamou a atenção de pesquisadores e veranistas. Ao todo, foram 131 ovos deixados em uma área próxima à restinga. E, embora o animal tenha montado um pequeno ninho temporário, uma equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR) mudou o local para que os ovos tenham mais chance de se desenvolver. A troca foi feita com a autorização do Projeto Tamar, responsável pela proteção das tartarugas marinhas em todo o Brasil.

A área foi isolada e equipes da universidade vão monitorar a região tanto para proteger os ovos quanto para conferir se o animal voltará a aparecer pela orla. O CEM relembra que mexer no ninho é considerado crime ambiental e, por isso, pede o apoio dos veranistas. Para entrar em contato com o centro de pesquisa, basta ligar para o número 0800-642-3341.

Reprodução/CEM

Outras aparições

Essa não é a primeira vez que uma tartaruga-cabeçuda aparece no litoral paranaense, mas é a primeira vez que ela escolhe as nossas praias para desova. Até então, o animal havia aparecido apenas encalhado e fora de sua rota de reprodução. Isso porque as praias do estado são de areia mais fina e frias se comparadas as de outras regiões onde o réptil costuma ter seus filhotes, como o Nordeste brasileiro. Ainda assim, de acordo com o CEM, é possível que a tartaruga volte ao Paraná, já que a temporada de desova vai de dezembro a março.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]