• Carregando...
 | Daniel Caron/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

Curitiba viverá um novo período de frio a partir desta sexta-feira (4). Mas em nada lembrará os 15 dias no fim de julho. A grande diferença é de que no mês passado havia um bloqueio atmosférico que impedia a passagem de umidade, o que deixava o céu limpo e os dias ensolarados. Desta vez, o frio trará junto a umidade, e será marcado pelo céu encoberto na região de Curitiba. 

A mínima para Curitiba deve ficar na casa dos 8ºC e a ausência de sol faz com que a elevação ao longo do dia seja menor. Já a máxima prevista para a região é de 16ºC. 

LEIA TAMBÉM: Saiba como será o inverno em Curitiba

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a origem da massa ajuda a explicar a diferença. Em julho, o fenômeno chegou ao Paraná vindo do centro do continente. Quando isso acontece, essa massa costuma ter temperatura mais baixas e isso com faz com que ela resfrie o clima com mais intensidade. 

Fim de semana

Segundo o Simepar, as condições do tempo no Paraná ao longo do fim de semana serão parecidas com a desta sexta. Temperaturas amenas e nebulosidade irão predominar na região de Curitiba e no Litoral.

A mínima prevista para sábado e domingo em Curitiba é de 7ºC e a máxima será de 16ºC

Essa condição se aplica até os Campos Gerais. Do Oeste até o Norte do estado, haverá sol e temperaturas mais agradáveis. 

Desta vez, porém, a massa vem da região litorânea, e passou por cima do oceano, o que faz com que ela traga maior umidade e perca força. O resultado disso é que não vai esfriar tanto em agosto como ocorreu julho. “A gente chama a massa de julho de continental, porque entrou no Paraná pelo Paraguai.A de agosto vem do Rio Grande do Sul, então ela sofre a influência do oceano. A medida que fica sobre o oceano, ela esquenta”, detalhou.

O Simepar informou ainda que não deve chover no Paraná nesta sexta, já que a frente fria já foi embora.

Interior

Quem sentirá mais os efeitos da massa polar é a região Sul do estado. De acordo com o Simepar, há chance remota de geada em Palmas e no entorno. Também pode ocorrer nevoeiro durante a manhã, mas o fenômeno se dissipará rapidamente. A previsão de mínima para a região é 5ºC, com máxima de 17ºC. 

As outras áreas do estado terão menor nebulosidade, já que a umidade que vem do oceano não tem força para passar da região dos Campos Gerais. 

Norte, Oeste e Sudoeste terão céu limpo, sol predominando e umidade mais baixa. Mínima prevista de 8ºC em Francisco Beltrão. Máxima de 25ºC em Guaíra e Paranavaí. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]