• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O frio no Paraná chega com força nesta sexta-feira (8). As temperaturas podem chegar a -2º C em Palmas e General Carneiro. Na região de Guarapuava e União da Vitória, a mínima prevista é de 1°C, podendo se aproximar de 0°C. Do Sul ao Leste do estado há previsão de geadas. As informações são do Instituto Simepar.

De acordo com o Simepar, vai gear de forma moderada na região de Pato Branco e Palmas. Já nos municípios de Guarapuava, União da Vitória, Ponta Grossa e Cascavel - e nas cidades próximas a eles - deve gear de forma leve.

Leia também: Bolo de Santo Antônio será vendido em várias paróquias de Curitiba; confira datas e preços

Em Curitiba e arredores, será preciso reforçar o agasalho para sair de casa. A previsão, segundo o Simepar, é de que a mínima seja de 6° C nesta sexta, sem previsão de geada. Já o Climatempo aponta 3° C para a capital, com possibilidade de formação de geada.

As mudanças nas condições climáticas ocorrem em função da circulação dos ventos e do deslocamento de uma massa de ar frio pelo norte da Argentina e do Rio Grande do Sul. O frio mais intenso também ocorre nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Veja também: Colégio Estadual do Paraná abre 385 vagas para cursos profissionalizantes

Fim de semana

Segundo o Simepar, não há previsão de chuva em praticamente todo o Paraná no fim de semana. Mas as temperaturas continuam muito baixas no sábado (9) e no domingo (10). Só a partir da madrugada de segunda-feira (11) devem haver mudanças nas condições do tempo, quando as chuvas podem aparecer.

Além das geadas na sexta, também estão previstas para o sábado a formação de geadas na região central do estado, nos vales da região Oeste, no Sudeste e no Sul.

Alerta da Sanepar

A chegada do frio intenso motivou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a emitir um alerta sobre a conservação de medidores e tubulações, para que os moradores das cidades que apresentam temperaturas mais baixas e risco de geadas protejam os medidores e as tubulações de entrada de água de seus imóveis. A recomendação é cobrir os relógios com material de fácil remoção, que deve ser retirado assim que a temperatura subir ou na data prevista para a leitura da conta.

Outra medida eficaz, de acordo com a Sanepar, é fechar o registro de entrada de água à noite. Isso evita o acúmulo e o congelamento da água dentro do equipamento e da tubulação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]