• Carregando...
Cratera na Av. Desembargador Westphalen que se abriu por causa da chuva. | Divulgação/Setran
Cratera na Av. Desembargador Westphalen que se abriu por causa da chuva.| Foto: Divulgação/Setran

Depois de causar estragos principalmente no bairro Butiatuvinha na última madrugada, a chuva voltou a complicar o trânsito de Curitiba nesta quinta-feira (21). Por volta das 16h, várias ruas da parte central da cidade já encontravam-se alagadas no rápido temporal. Entre os bairros afetados estão Alto da XV, Cajuru, Cristo Rei, Centro, Centro Cívico, Jardim Botânico e Tarumã. De acordo com o Simepar, a quantidade de chuva chegou a 118,4 mm e os ventos a 54 km/h.

Mesmo após a tempestade, ainda há muito trânsito em praticamente toda a cidade por volta das 18h. Afetadas pelos alagamentos, algumas universidades cancelaram as aulas nesta quinta. Além disso, o Hospital Cajuru suspendeu o atendimento a novos pacientes na emergência por quase três horas. A entrada do prédio ficou alagada e entrou água em alguns andares, o que fez com que alguns pacientes tivessem que ser remanejados dentro do próprio hospital. O atendimento foi normalizado às 21h.

FOTOS: Veja fotos dos alagamentos desta quinta-feira (21) em Curitiba

De acordo com a prefeitura, foram 14 pontos de alagamentos nas ruas, com 14 quedas de árvores e 13 unidades da rede municipal de ensino alagadas. Cerca de 200 pessoas — entre guardas municipais, técnicos das administrações regionais, agentes do meio ambiente, da FAS e da Defesa Civil municipal — trabalharam para atender todas as ocorrências.

No Centro, segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), parte do asfalto da Rua Desembargador Westphalen, próximo ao cruzamento com a Avenida Visconde de Guarapuava, cedeu por causa da chuva. “É um problema recorrente, acontece há pelo menos cinco anos, mas o asfalto nunca chegou a ceder tanto”, explica Felipe Aguilar Gomes e Silva, diretor de uma autoescola que fica localizada no cruzamento.

De acordo com a prefeitura, equipes da Secretaria Municipal de Obras já vistoriaram os danos. Os serviços de reparo devem começar na manhã de sexta-feira (22).

Na mesma região, a esquina da avenida com a Rua Lourenço Pinto — em frente à Câmara Municipal de Curitiba — virou um rio.

RUAS ALAGADAS: Veja a lista de ruas afetadas pelas chuvas

Veja também: Saque de carga de cerveja provoca tumulto em rodovia entre Pinhais e Curitiba

Entre as ruas alagadas encontram-se a XV de Novembro, na altura do cruzamento com a rua Presidente Rodrigo Otávio, a Rua Marechal Deodoro, no cruzamento com a Travessa da Lapa, e a Rua Visconde de Guarapuava, próximo da Câmara de Vereadores de Curitiba. No Tarumã, na Rua Monte Castello também alagou.

  • Rua Brasílio Itiberê
  • Rua Monte Castello, no Tarumã
  • Rua Ângelo Sampaio com Avenida Getúlio Vargas
  • Esquina da Visconde de Guarapuava com a Rua João Negrão, no Centro
  • Alagamento no Parolin
  • Visconde de Nacar, no Centro
  • Prado Velho
  • Cajuru
  • Rua Brasílio Itiberê

Quedas de árvores

Uma das ocorrências mais graves registradas pela Setran foi na Av. Iguaçu, perto do cruzamento com a Rua Castro Alves, onde uma árvore de grande porte caiu em cima de um carro. A avenida encontra-se totalmente bloqueada desde 16h. Ainda não há informações sobre feridos ou previsão de liberação.

A prefeitura informa que também houve quedas de árvores na Rua Francisco Rocha, na altura do número 990, e Rua Martins Fontes, na altura do número 110, no bairro Fazendinha.

Árvore de grande porte bloqueia totalmente a Av. Iguaçu.Divulgação/Setran

Escolas, universidades e abrigos alagados

A prefeitura informa que ocorreram alagamentos em pelo menos seis escolas municipais e centros de educação infantil. Entre elas a E.M Joao Macedo Filho, o Cmei José de Anchieta, o Cmei Lindoia, a E. M Arapongas e a Cmei Uberlândia, E.M Papa Joao XXIII.

No bairro Cajuru, parte do telhado de fibras de vidro do Terminal Vila Oficinas foi danificado.

Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), as aulas da noite desta quinta-feira estão suspensas devido à ruas alagada no entorno do campus Curitiba, e o prédio administrativo da instituição foi evacuado por volta das 15h30. De acordo com a universidade, o motivo da evacuação foi a grande concentração de água nas calhas do edifício, o que gerou alguns alagamentos internos. As aulas da manhã de sexta-feira também foram canceladas.

A UniOpet também cancelou as aulas no campus Rebouças. Já na unidade que fica no Centro Cívico, as atividades não serão alteradas.

Leitores da Gazeta do Povo informaram, também, que o campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), chegou a ter pontos de alagamento.

Falta de luz

Apesar da chuva intensa, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), informa que há pouquíssimas regiões da cidade com o fornecimento de energia interrompido. De acordo com a Copel,são cerca de 5 mil unidades consumidoras que estão sem o serviço, o que representa menos de 1% do total de imóveis com energia na capital. O motivo seria o pouco vento na cidade, apesar da grande quantidade de chuva.

Mesmo assim, alguns semáforos acabaram sendo desativados, de acordo com a Setran, como no cruzamento da rua Comendador Franco com o Viaduto do Colorado, no bairro Rebouças.

Casas alagadas

No Cajuru, a chuva não está causando complicações apenas no trânsito, mas também nos imóveis. Na Manoel da Rocha Kuster, próximo do terminal Vila Oficinas, há registros de casas que foram invadidas pela água

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil chegou a emitir um alerta por volta das 16h21 desta quinta. O alerta orienta para o risco de enxurrada e alagamento em toda a cidade. O órgão avisa que moradores da capital fiquem atentos a seus imóveis, e, em caso de perigo de deslizamento, a orientação é deixar imediatamente o local e ligar para o 193.

Lista de ruas afetadas pela chuva

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as seguintes ruas estão entre as vias alagadas na cidade a partir das 15h30:

- Rua Bley Zornig x Paulo Setubal Bairro Boqueirão

- Rua João Batista Zagonel x Issak Krieger, Boqueirão

- Rua Arnoldo Rudnick, 16, Pinheirinho

- Rua Almirante Tamandaré x Prof. Brandão

- Ulisses José Ribeiro, altura 430

- Rua Orlando Alves chaves

- Rua João Bettega - Igreja portão

- Bairro Parolin com vários pontos de alagamentos

- Dr. Contante Coelho, altura 560, Jd. das Américas

- Francisco Derroso próximo ao BIG Xaxim

- Rua Nossa Senhora da Luz, altura 2600 jd social

- Visconde de Guarapuava próximo à Câmara municipal

- Linha Verde alagada perto do Auto Shopping curitiba

- Avenida Wesceslau Bras proximo ao parolin

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]