• Carregando...
| Gazeta do Povo/
Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba, teve um novo tremor de terra nesta terça (23).| Foto:

Exatamente onze anos depois de um terremoto ter atingido o Paraná e outros três estados brasileiros (Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro), um novo abalo fez tremer terras paranaenses. O fenômeno de agora foi registrado por volta das 4h30 desta terça-feira (23) em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, onde moradores já haviam passado por apuros por causa de um tremor em setembro de 2017.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

O evento desta terça entra para a lista como o sétimo registro do fenômeno no estado em cerca de 13 anos. Apesar de o de 2017, também em Rio Branco, ter provocando um grande susto em moradores da Grande Curitiba, o maior abalo sísmico no Paraná até agora continua sendo o de 2006, na região de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

Confira abaixo todos os casos:

Janeiro de 2006
Foi no dia 4 de janeiro quando abalos sísmicos atingiram sete cidades dos Campos Gerais e marcaram o terremoto mais forte no Paraná até agora. Moradores de Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi, Castro e Ponta Grossa sentiram tremores que chegaram a 4,3 graus da escala Richter. Os abalos sísmicos não deixaram feridos, mas o susto fez chover ligações ao Corpo de Bombeiros. A explicação para o tremor foi apenas uma acomodação do solo.

Novembro de 2006
No mesmo ano, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte, chegaram a sentir o reflexo de um terremoto de 6,7 graus que atingiu a província de Santiago Del Estero, Norte da Argentina, a 900 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu. O terremoto no país vizinho foi por volta das 23h30 do dia 14 de novembro e repercutiu no Paraná dois minutos depois. As seis estações sismográficas da Hidrelétrica de Itaipu registraram o abalo, que também teve reflexos no Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Não houve danos materiais ou vítimas, mas em Cascavel o susto foi grande.

Abril de 2008
Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro sentiram o impacto de um abalo de 5,2 graus de magnitude, cujo foco foi a 270 km do litoral sul de São Paulo, no Oceano Atlântico. Curitiba também sentiu a terra tremer. Além da região central da capital, os bairros Boa Vista, Batel, Hauer, Novo Mundo, Portão, Água Verde, Alto da XV, Juvevê e Pinheirinho relataram a situação ao Corpo de Bombeiros.

Setembro de 2011
Moradores de Maringá, no Noroeste, sentiram um tremor no dia 2 de setembro de 2011, por volta das 11h, como reflexo do terremoto de 6,7 graus na escala Richter que atingiu a região de Santiago Del Estero, no Norte da Argentina. Um edifício comercial de seis andares na Avenida Brasil, uma das principais da cidade, chegou a ser evacuado.

Dezembro de 2015/ Janeiro de 2016
Especialistas tiveram de correr atrás para decifrar uma tremores registrados na região de Londrina entre dezembro de 2016 e janeiro de 2016. Foram ao menos 14 vezes abalos nesse período, e os tremores , que chegaram à magnitude de 1,8 grau na escala Richter, causaram rachaduras em diversas casas de Londrina e também nas vizinhas Cambé e Rolândia. Relatório do Centro de Sismologia da USP apontou que as causas foram realmente naturais.

Setembro de 2017
O terremoto assustou moradores de Rio Branco do Sul.Com 3,5 graus na escala Richter, muitos moradores não acreditaram tratar de um abalo sísmico e formularam diversas teses para explicar o fenômeno. A população chegou a confundir os tremores com explosões a caixas eletrônicos, comuns na cidade. Outros, acharam que era explosão de rocha em uma das várias pedreiras do município. Em clima de piada, houve ainda quem ligasse os abalos aos mísseis lançados pela Coreia do Norte – país que tem deixado o mundo em alerta com constantes testes de seu arsenal nuclear.

Abril de 2019
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou na tarde desta terça-feira (23) que um terremoto foi registrado em Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O abalo sísmico foi classificado com a magnitude de 2,5 na escala Richter (que vai até 9), por volta das 4h30 da madrugada. O evento foi registrado após vários moradores da cidade relatarem um tremor e, apesar do susto, não houve prejuízo material.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]