• Carregando...
 | Antônio More /Gazeta do Povo// Arquivo
| Foto: Antônio More /Gazeta do Povo// Arquivo

Imagens que circularam na internet nesta quinta-feira (14) mostravam uma suposta ocorrência de chuva congelada no Oeste do Paraná. O fenômeno teria sido registrado em Foz do Iguaçu, por volta das 11h. Segundo o Instituto Simepar, não havia condições meteorológicas favoráveis para a precipitação congelar naquela região neste horário, nem de temperatura, nem de umidade. No entanto, o Simepar não descarta totalmente a ocorrência do fenômeno.

“Quando as imagens chegaram, fomos verificar as condições meteorológicas do momento. Embora o frio fosse intenso, não havia condições favoráveis para chuva congelada no Paraná. Se ela ocorreu, pode ter sido um fenômeno bastante particular, mas não havia previsão alguma sobre este tipo de situação”, explica a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar.

Saiba a diferença entre chuva congelada, chuva congelante, neve granular e geada

Também não há previsão para a ocorrência de chuva congelada nas próximas horas em nenhuma das regiões do estado, incluindo Curitiba e Região Metropolitana. Mas, segundo o Simepar, o frio intenso da tarde desta quinta, em conjunto com a umidade, fez com que os termômetros registrassem a tarde mais fria do ano em Curitiba, no Litoral e Sudoeste do Paraná. “Curitiba chegou a 10,6°C nesta tarde. Nas praias a temperatura foi 15°C. Foi a tarde mais fria do ano”, relata a Ana Beatriz.

Leia mais: Neve granular, chuva congelante, geada: conheça o “dicionário” do frio

A má notícia é que as baixas temperaturas e o tempo fechado devem permanecer pelo menos até o sábado (16) na capital. Segundo o Simepar, nos próximos dias o clima deve seguir parecido com o desta quinta. Frio, nublado e com chuviscos, sendo que o período noturno, próximo da madrugada, deve ser o mais frio.

Nesta sexta-feira (15), a mínima prevista é de 9°C em Curitiba. Já no sábado (16), a máxima não deve passar dos 10°C na capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]