• Carregando...
Policial Diego Feltrin presta o primeiro socorro a Weslleyy Ponte com um torniquete para estancar a hemorragia.
Policial Diego Feltrin presta o primeiro socorro a Weslleyy Ponte com um torniquete para estancar a hemorragia.| Foto: Felipe Rosa / Tribuna do Paraná

“Ele salvou minha vida”, resume o torcedor do Athletico Weslley Pontes, 38 anos, a gratidão pelo policial militar Diego Feltrin. Domingo (22), o atleticano teve alta do hospital em São José dos Pinhais, região de Curitiba, onde passou por cirurgia por ter parte da mão decepada na explosão de um sinalizador na última terça-feira (17). O acidente aconteceu no Aeroporto Afonso Pena enquanto a torcida comemorava o embarque do Athletico para Porto Alegre, onde conquistou a Copa do Brasil contra o Internacional.

Feltrin, que trabalhava na escolta da delegação rubro-negra, foi quem prestou o primeiro socorro a Pontes, estacando a hemorragia com um torniquete até a chegada de uma equipe médica.  “Só tenho a agradecer. A ação do policial foi ótima. Ele usou o torniquete e estancou o ferimento e não deu nada no braço, foi perfeito”, completa o torcedor. O atendimento feito pelo policial rendeu até uma homenagem da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

Integrante da PM desde 2013, Feltrin se tornou aspirante esse ano – quando o militar está na fase final da preparação para se tornar oficial. Além do treinamento de primeiros-socorros que teve durante a formação na academia da PM, Feltrin participou de outras capacitações de salvamento em combate do Comando de Operações Especiais (COE), grupo de elite do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar. Desde então, o PM carrega consigo um torniquete, usado para estancar hemorragias em caso de ferimentos em confrontos. Mesmo assim, não imaginou que teria que usar tudo o que aprendeu em uma situação tão corriqueira que era a segurança da delegação athleticana.

“Fico muito grato. Não pensei em reconhecimento ou recompensa, só pensei na missão em cumprir aquilo que fui treinado. Fico bastante feliz de ele ter tido o menor dano possível diante da gravidade da lesão”, comemora o policial

Feltrin explica que na capacitação do Bope aprendeu formas para minimizar ferimentos causados por tiros e explosões – técnicas exclusivas para salvamentos em combate. “Fui treinado para fazer o primeiro nível de atendimento pré-hospitalar de combate, em que se aprende a estacar uma hemorragia com o uso do torniquete”, explica.

Reconhecimento

A atitude de ajudar o torcedor rendeu a Feltrin uma homenagem do governo. Na última sexta-feira (20), o PM foi recebido pelo secretário estadual de Segurança Pública, Romulo Marinho. O reconhecimento, aponta o policial, ajuda a destacar o trabalho da Polícia Militar. “Essa homenagem engradece o nome da Polícia Militar como um todo, estimulando que mais práticas como essa sejam empregadas”, enfatiza. “Cumpri minha missão. E saber que estou preparado para agir diante da adversidade com uma resposta rápida me deixa muito feliz”, completa.

*Colaborou Rodrigo Cunha

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]