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Qual é o impacto dos apps de transporte individual no trânsito de Curitiba?

  • PorRosana Felix
  • 03/07/2019 19:56
Fila de automóveis na Rua Brigadeiro Franco, em Curitiba
Trânsito congestionado na Rua Brigadeiro Franco, na região central de Curitiba| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

A frota de veículos de Curitiba voltou a registrar recordes em 2019. Segundo o dado mais recente do Detran, de abril, são 1.420.399 veículos, entre automóveis, motos, utilitários, caminhões e ônibus. O número mostra uma reversão da tendência de baixa dos últimos anos, que era decorrente da crise econômica brasileira, e acende um alerta para o nível de motorização na cidade que ainda se vende como ecológica e sustentável.

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Conforme a pesquisa Origem e Destino divulgada em novembro de 2017, com dados sobre mobilidade de Curitiba e mais 16 municípios da Região Metropolitana, 66% das viagens motorizadas dos curitibanos são em veículos individuais – apenas 34% em transporte coletivo. Em São Paulo, uma das cidades mais motorizadas do mundo, 45,7% das viagens motorizadas em 2017 foram em transporte individual; o ônibus ainda liderava, com 54,2%.

Há sinais de que o transporte coletivo perdeu ainda mais terreno recentemente, pela presença cada vez maior do transporte feito por carros de aplicativo. A grande oferta e preço baixo estariam atraindo pessoas que preferem deixar o carro em casa – por isso o impacto no trânsito não é negativo, conforme a Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran).

Os dados não são conclusivos, pois as empresas de aplicativo que atuam em Curitiba, como Uber, 99 e Cabify, não revelam números relativos ao negócio. Não se sabe ao certo quantos motoristas atuam em Curitiba, mas a arrecadação da prefeitura de Curitiba mostra alta: no primeiro quadrimestre de 2019, as administradoras de tecnologia em transporte compartilhado (ATTCs) pagaram R$ 6,55 milhões em uma taxa chamada preço público. O valor é 60% maior do que o arrecadado no mesmo período de 2018 e tem relação com o total do percurso realizado. Os motoristas de aplicativo em Curitiba rodaram 106,14 milhões de quilômetros nos quatro primeiros meses de 2019, ante 65,14 milhões de quilômetros no mesmo período do ano passado.

A prefeitura estima em 12 mil motoristas cadastrados, mas o número pode ser bem maior – não há limitação na legislação municipal. A empresa Uber, por exemplo, afirma que em todo o Brasil são cerca de 600 mil motoristas cadastrados, e que o número de viagens tem crescido de forma exponencial: foram necessários três anos e meio de operação (de junho de 2014 a janeiro de 2018) para a empresa atingir a marca de 1 bilhão de viagens no país. Passados mais um ano e meio, a Uber já chega a 2 bilhões de viagens.

A legislação de Curitiba foi criada justamente com o objetivo de cobrar dos ATTCs pela “utilização intensiva e lucrativa da infraestrutura pública por agentes privados” e o valor arrecadado em quatro meses já supera o montante pago pelos 3 mil taxistas da capital ao longo do ano inteiro – cerca de R$ 4,5 milhões, entre valores de outorga (R$ 1.350,00 por táxi) e taxa de administração (R$ 162).

Congestionamento em Curitiba
Congestionamento em Curitiba| Albari Rosa / Gazeta do Povo

Impacto

O valor pago, porém, não cobre todos os impactos diretos e indiretos do aumento da motorização individual. “Com certeza, a chegada do serviço de aplicativos foi muito bem aceita. Mas uma ideia tão extraordinária tem seu lado negativo. Está tão barato que se tornou acessível para todos usarem. E a comodidade é muito grande, é um serviço porta a porta. Vai chegar uma hora em que ninguém vai querer usar ônibus”, avalia a professora associada do Departamento de Transportes da UFPR Marcia de Andrade Pereira Bernardinis.

Para ela, a situação é muito grave, e em pouco tempo o trânsito pode se tornar caótico. “Independentemente se há aumento de tráfego ou não, a questão é que não vamos alcançar a mobilidade sustentável utilizando o transporte motorizado individual. Com ele, há aumento dos acidentes de trânsito, mais poluição e aumento do custo para a saúde”, acrescenta Marcia, que tem doutorado em engenharia de transportes.

As Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, por sua vez, questionam a falta de regulamentação em alguns pontos dos serviços de aplicativos. Em entrevista por e-mail, o diretor executivo do grupo, Luiz Alberto Lenz César, afirma que o transporte coletivo precisa atender a demanda de grande parte do território urbano, ter preços módicos e ser ofertado de forma contínua, com rotas e horários definidos pelo poder público. Como os aplicativos escolhem as áreas em que atendem, atuam com preço variável e podem se concentrar em “linhas” mais lucrativas, isso configura, segundo ele, competição desigual.

No cenário atual, a tendência é de queda de usuários no transporte coletivo, o que acaba elevando a tarifa e afastando mais usuários, criando um círculo vicioso. Outra consequência é o possível aumento de congestionamentos. “Com isso, os ônibus ficam presos no trânsito, com a consequente diminuição da velocidade média. Menos velocidade significa mais custo, pois você precisa de mais ônibus e mão de obra para atender uma determinada frequência”, afirma.

Das empresas de aplicativo procuradas pela reportagem, a Uber enviou nota em que destaca que Curitiba segue uma tendência mundial de usar carro compartilhado em vez de possuir um. A empresa apresenta alguns dados do Denatran que mostra queda de 34% no número de novas habilitações para jovens de 18 a 21 anos no Paraná, no período entre 2009 e 2018. A nota destaca ainda o serviço Uber Juntos, disponível em Curitiba desde novembro de 2018, que permite o compartilhamento de viagens para destinos próximos, “aumentando a eficiência do transporte individual privado”.

Por fim, a empresa ressalta que todos os modais são importantes para as cidades. “Ao lado de especialistas no assunto, acreditamos que o futuro da mobilidade urbana será compartilhado em vários modos: centrado no transporte público e complementado por bicicletas compartilhadas, serviços sob demanda como Uber e táxis, assim como outras soluções que ainda estão por surgir no ambiente de inovação digital”, informou a Uber em nota enviada pela assessoria de imprensa.

Política pública é a solução

A professora da UFPR Marcia de Andrade Pereira Bernardinis defende a implantação de novas políticas públicas para priorizar o transporte não motorizado. Ela destaca que a oferta de serviços de bicicleta e patinetes compartilhado é afetado pela falta de ciclovias na região central de Curitiba. “A cidade precisa se preparar para isso, e não ficar pavimentando rua. É uma obrigação promover o deslocamento de maneira eficiente”, afirma.

Marcia, que é doutora em engenharia de transportes, também sugere a implantação de medidas radicais para restringir o uso de veículos. “A vantagem de usar carro de aplicativo é muito grande. Tenho a chance de ser levada porta a porta da origem ao destino. Precisamos de mais calçadões, de ruas fechadas ao transporte motorizado”, exemplifica.

O diretor executivo das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Luiz Alberto Lenz César, ressalta que, além de atender todo o território, o transporte público concede gratuidade para 17% dos usuários. “É fundamental que os governos tenham políticas públicas de prioridade ao transporte coletivo, afinal ele transporta mais pessoas, polui muito menos e contribui para um trânsito sem congestionamentos”, afirma.

Lenz César diz que as empresas de ônibus estão investindo, e que a queda no número de passageiros está num ritmo menor. “De 2016 para 2017, Curitiba perdeu quase 20 milhões de passageiros. De 2017 para 2018, a queda foi de cerca de 3 milhões. Acreditamos que isso se deve à renovação da frota, mais segurança (veículos novos vêm equipados com câmeras), criação de novas linhas (Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão, por exemplo) e retomadas de integrações com a Região Metropolitana”, afirmou. Ele também destaca a operação fura-catraca, para minimizar o prejuízo com a falta de pagamento da passagem, mas diz que o fundamental é a retomada do crescimento da economia. “A maior parte dessa perda de passageiros ocorre por causa da crise econômica, quando as pessoas perdem o vale-transporte”, explica.

Trânsito em Nova York. Foto: Bigstock
Trânsito em Nova York. Foto: Bigstock| Bigstock

No mundo, aplicativos colecionam experiências de “amor” e “ódio”

A cidade de Nova York é palco de uma das maiores brigas do poder público com as empresas de carros de aplicativo. Em agosto de 2018, foi aprovado o congelamento de novas licenças de veículos, um prazo em que a prefeitura pretendia estudar os impactos do serviço no trânsito local. Também foi instituído um pagamento mínimo por hora para os motoristas e uma limitação para transitar por Manhattan com o carro sem passageiro.

As empresas que atuam na cidade, como Uber e Lyft, questionaram as medidas judicialmente, mas a cidade segue firme na sua determinação. Em 12 de junho, a restrição foi prorrogada indefinidamente (com exceção de carros acessíveis para cadeiras de rodas). “Por muito tempo, as empresas de aplicativos se aproveitaram de motoristas esforçados, sufocando nossas ruas com congestionamentos e levando os trabalhadores à pobreza”, afirmou no Twitter o prefeito Bill de Blasio.

Nem tudo é guerra, porém. Em algumas cidades, as empresas de aplicativo ofertam serviço de ônibus. A prefeitura de Innisfil, cidade canadense com 36 mil habitantes, fez as contas e resolveu pagar a Uber pelo transporte coletivo em vans, em vez de criar um sistema próprio – a cidade era servida apenas por ônibus regionais, com poucas paradas. A experiência deu certo, mas a demanda alta levou à criação de algumas regras, que agora são criticadas pelos moradores, conforme reportagem do site Citylabs. Por exemplo: a limitação no número de viagens mensais, para permitir que os moradores sejam levados a serviços essenciais, foi justificada porque havia pessoas que usavam o transporte para ir a cafeterias. “Nós não devíamos ser criticados pelo lugar aonde estamos indo”, disse uma moradora ao site Citylabs.

Em Goiânia, a concessionária de ônibus HP Transportes lançou no início de 2019 um serviço de ônibus acionado por aplicativo, em determinadas áreas da cidade, batizado de CityBus 2.0. A avaliação é positiva e no início de junho a empresa divulgou novas vagas de emprego para motoristas do veículo por aplicativo, indicando a expansão do serviço.

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Comentários [ 23 ]

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  • P

    PRISCILA GANTER MORAES

    ± 4 dias

    É impressão minha ou a professora da UFPR disse "está tão barato que se tornou acessível para todos" e chamou isso de o lado negativo?

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    • W

      Waldemiro

      ± 5 dias

      Curitiba eh pequena....compensa mais ir de carro ou uber.

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      • M

        Marcus Pinheiro Machado

        ± 5 dias

        Doutora especialista pegue o busao no final da tarde

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        • L

          Lucas

          ± 5 dias

          O "problema" de haver muitos motoristas de aplicativos vai muito além de impacto nos transportes, por ser algo barato e acessível. Essa expansão do número de motoristas é fruto de problema econômico e falta de oferta de empregos e/ou salários adequados ou defasados. A grande maioria dos motoristas estão dirigindo por estarem desempregados, terem sido recém-demitidos, não encontrarem emprego na carreira de formação, por complemento de renda ou troca do emprego anterior porque ser motorista remunera melhor...

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          • E

            EDUARDO SABEDOTTI BREDA

            ± 5 dias

            Enquanto a Prefeitura de Curitiba continuar entendendo que a solução do transporte coletivo está nos ônibus o círculo vicioso prosseguirá. A cidade tem mais de 2 milhões de habitantes, deve passar de 3 milhões considerando as cidades próximas, mas não tem metrô subterrâneo, que desafogaria as ruas e oferecia qualidade no transporte. Ofereçam-nos um transporte coletivo rápido e alheio ao trânsito da superfície que mudaremos o modal de transporte. Simples assim.

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            • R

              Rodrigo Spode

              ± 5 dias

              Bem feito pra quem barrava a livre concorrência. Os taxistas merecem. Os próximos são os Gulin e seu monopólio. Agora é liberar os Uber pra virarem van e aumentar o compartilhado. Aí sim vai ficar bonito. E, se tiver muito carro na rua, proíbe os taxis de andarem por aí. E, pros ônibus, é só diminuir a quantidade absurda de paradas - uma a cada 50m - e a produtividade aumenta.

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              • M

                Marcos Ctba

                ± 5 dias

                O fato que se surgiu aplicativo de transporte é resultado da falta de competência e o excesso de ganância das empresas de ônibus e de taxis. Fora a incapacidade dos entes públicos que se abraçaram com essa categoria. Atitude dos governantes é o que falta para agregar melhorias nos ônibus e implantar modelos de transportes mais integrados com a dinâmica da cidade, incentivos a industria de onibus de transporte públicos, Só está faltando a chegada das VANS em Curitiba .

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                  rafael silva

                  ± 5 dias

                  Os Aplicativos Vieram para Ajudar os Cidadãos. Chega da máfia dos táxis caríssimos e dos ônibus igualmente caros! Que venham mais Aplicativos.

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                  • B

                    Bruno Brant

                    ± 5 dias

                    A solução de mobilidade mais eficiente, para um conglomerado urbano, é o metrô. Mas o investimento é altíssimo, e a longuíssimo prazo. Desapropriações, túneis, megaestruturas, grandes estações, etc. É algo para políticos que pensem nas futuras gerações, e não nas futuras eleições (coisa que não temos, infelizmente). Infelizmente não vai chegar em Curitiba. Pelo menos na nossa geração... Talvez nossos netos comecem a ver alguma coisa. Aliás, quem estiver por São Paulo, recomendo visitar uma exposição comemorativa dos 50 anos do metrô, na estação da Sé, muito interessante. É uma viagem no tempo. E a gente percebe que uma grande estrutura dessas não nasce da noite para o dia.

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                      Melissa Mendes Ribeiro

                      ± 5 dias

                      Duvido que estes estudiosos de trânsito usam ônibus como transporte.

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                        Lucas

                        ± 5 dias

                        Criticam os Apps de mobilidade e tentam vender a idéia de que nosso transporte público é "bom", mas esquecem que existem modais muito mais rápidos que não chegaram e não vão chegar aqui nunca, como metrô. A cidade se desenvolveu vendendo a idéia de que estações tubo eram inovadoras, e hoje já se sabe que não se sustenta, além de minúscula, seja no calor ou no frio é insuportável, os cobradores sofrem por essa exposição e a riscos de assalto constatemente, quem tem a oportunidade de ir no conforto de um carro vai optar por ele, é ÓBVIO!!! Fora que os biarticulados estão sujeitos a todos os problemas que possam surgir no trânsito, como atropelamentos, colisões, congestionamento.

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                        • L

                          Lucas

                          ± 5 dias

                          Isso que cada dia surge uma faixa exclusiva pra ônibus, numa cidade que tem o rush em horários bem definidos, me parece incoerente ainda não terem colocado horários específicos para essa exclusividade.

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                      • M

                        Marcelo Rauch De Oliveira

                        ± 5 dias

                        Por uma longa vida, o transporte público jámais focou o seu cliente, o usuário do sistema. Apenas almejou vantagens financeiras à poucos empresários e políticos. Mesmo hoje, é muito mais fácil criticar quem faz bem feito do que buscar soluções para se fazer ainda melhor (excessão à Goiânia, conforem diz a matéria). Agora há concorrência, a população tem o direito de decidir como quer ser tratada em suas demandas. O mercado se ajusta de forma automática. Quem não tem competência, não se estabelece. Simples assim.

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                        • D

                          David de Carvalho

                          ± 5 dias

                          Pra gente usar o ônibus tem que ser barato e confortável. Simples assim.

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                          • M

                            Marcelo Reis

                            ± 5 dias

                            Quanto o oligopólio do transporte coletivo pagou pela "matéria"?

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                            • B

                              Beto Joly

                              ± 5 dias

                              Os grandes defensores dos ônibus não o utilizam e não se atentam à realidade de um horário de pico nesta modalidade de transporte, com o desconforto de estar em pé, em ônibus lotado com desaceleração brusca e sendo empurrado por outras pessoas, e com o risco de ser furtado dentro do veículo. Comparativamente quando duas pessoas utilizam o carro de aplicativo para uma viagem não muito distante, o custo se torna inferior à passagem do coletivo, com mais conforto e segurança. Outros modais mais eficientes, com motorização elétrica, como o metrô ou o VLT, nunca são cogitados para melhorar e ampliar a cobertura de transporte, como já ocorre em outras cidades. Curitiba parou no tempo .

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                              • W

                                WILSON TEIGAO JUNIOR

                                ± 5 dias

                                Quem impediu a construção do metro em Curitiba foram os empresários de ônibus e os políticos por eles comprados.

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                            • C

                              CELSO

                              ± 5 dias

                              A grande massa que usa ônibus vai continuar a usar ônibus, porque App é barato para algumas distâncias e ocasiões, não no dia a dia do trabalhador. Fico me perguntando, toda vez eu leio a mesma coisa, "transporte público perdendo passageiros", mas os ônibus vivem lotados

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                              • G

                                Geraldo Pereira

                                ± 5 dias

                                VI O PREÇO DE ALGUMA CORRIDAS, E NA VERDADE OS MOTORISTAS , DE UBER 99 ETC MUITOS DELES NÃO GANHAM NEM A DEPRECIAÇÃO DO VEICULO, INCLUSIVE OS IFOOD E UBER EATS ETC. ENTÃO O QUE SE TEM É PESSOAS SACRIFICANDO SEU VEICULO , SEM CHANCE DE COMPRAR UM IGUAL DEPOIS, QUASE TRABALHO DE DESESPERO.

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                                • A

                                  Araucária

                                  ± 5 dias

                                  Ninguém é obrigado a ser Uber, diria que uma boa parte nem utiliza carro próprio e sim de locadora. Se o que vc diz é verdade, estes devem ser pessoas extremamente caridosas que pagam o aluguel do veículo com dinheiro do próprio bolso para trabalhar e transportar pessoas de graça, ao invés de ficar em casa assistindo TV.

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                              • W

                                Waldemiro

                                ± 5 dias

                                SP...tem metrô.

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                                  Maquiavel

                                  ± 5 dias

                                  Gostaria de saber se todos estes “ especialistas “ vão trabalhar, fazer compras ou passear de ônibus, para virem críticar o uso de aplicativos de transporte?? Ou é faça o que eu mando mas não faça o que eu faço...

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                                  • A

                                    Araucária

                                    ± 5 dias

                                    Eles vão de patinete de casa até o Politécnico, e moram em ruas que não passam carros, carregando as compras do mercado por três quadras do ponto de ônibus até a porta de casa. Os filhos vão a pé para a escola. Enfim vivem em Narnia

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