• Carregando...
Centro Politécnico (na foto) é um dos maiores locais de prova em Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Centro Politécnico (na foto) é um dos maiores locais de prova em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Cerca de 43 mil candidatos irão fazer a primeira fase do vestibular 2018-2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) neste domingo (21). As provas - com 90 questões objetivas - serão aplicadas em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo e vão selecionar os alunos para a segunda etapa do processo, marcado para os dias 25 e 26 de novembro.

Para evitar transtornos, é importante que os candidatos fiquem atentos aos limites de horário e a outras informações básicas, como o local onde vai fazer a prova e os documentos necessários para entrar na sala.

Leia também: Em 19 dias, Curitiba supera a média de chuvas de todo o mês de outubro

No começo da semana, a UFPR já divulgou o ensalamento, e o edital do processo e o Guia do Candidato também contêm detalhes relacionados ao vestibular. Para facilitar, a Gazeta do Povo separou algumas dicas básicas para o dia:

A prova e os horários

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h40 e fechados às 13h30 (horário de Brasília). Como o trânsito estará movimentado nas proximidades dos locais de prova, os candidatos devem chegar com antecedência. O ideal é que se chegue ao menos uma hora antes para evitar qualquer tipo de estresse antes da realização da prova.

A 1ª. fase do processo seletivo é uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões objetivas. O candidato poderá começar a resolver as questões a partir das 14h, e a duração máxima do exame será de cinco horas e meia. Ou seja, 19h30 será o prazo máximo para a entrega do cartão-resposta aos fiscais.

Mesmo que a resolução seja rápida, o candidato só poderá sair do local 1h30 depois do início da avaliação.

Local

A UFPR já divulgou o comprovante de ensalamento para a primeira fase do vestibular. O documento precisa ser impresso e é obrigatório para entrar na sala de prova, assim como o original do documento oficial de identidade com foto recente ou fotocópia autenticada em cartório.

Para saber o endereço, o candidato precisa acessar o site do Núcleo de Concursos da universidade e informar a data de nascimento e número do CPF. A partir deste acesso, serão gerados o número de inscrição e a senha para acompanhamento individual de todo o processo seletivo.

Documentos e materiais

Para entrar na sala de prova, o candidato tem que apresentar o comprovante de ensalamento impresso e também um original do documento oficial de identidade com foto recente, ou fotocópia autenticada em cartório do referido documento. Como documento de identidade, são aceitos RGs; cédulas de identificação profissional emitidas por Ordens ou Conselhos de Classe, como por exemplo OAB e CREA, entre outras; carteira de trabalho e a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia). Para estrangeiros, vale o passaporte ou ainda o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

Já para fazer a prova, o edital pede lápis, apontador, borracha e caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta .

Trânsito

Conforme a UFPR, os maiores locais de prova do vestibular 2018-2019 serão todos em Curitiba: o campus principal da PUCPR, com 7.495 candidatos; o campus principal da Universidade Positivo (UP), com 4.282 candidatos; a Unicuritiba, com 4.256; e o Centro Politécnico da UFPR, que deve receber 3.094 estudantes.

Por isso, o trânsito nas proximidades destes locais deve ser intenso já no fim da manhã, quando os candidatos começam a chegar.

A PUCPR fica na Rua Imaculada Conceição, 1155 , no Prado Velho, e pode tumultuar o trânsito em ruas próximas como a Chile, Guabirotuba, Iapó, Jóquei Clube e a Avenida Presidente Kennedy.

A Unicuritiba fica na Rua Chile, no Rebouças - que já pode ter o acesso complicada por causa de carros em direção à PUC - , enquanto o campus sede da Universidade Positivo, o mais afastada do Centro da cidade, é na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza. A chegada na UP deve impactar, sobretudo, os fluxos das ruas Ivo Zanlorenzi, Eduardo Sprada e Professor Pedro Viriato Partigo de Souza.

A chegada de candidatos no Centro Politécnico da UFPR, na Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, costuma deixar o trânsito lento em boa parte dos bairro Jardim das Américas e Jardim Botânico. É preciso ficar atento, principalmente, nos fluxos das ruas Frei Orlando, Prefeito Lothário Meissner e também na Linha Verde.

Transporte

A Urbs, que gerencia o transporte coletivo na capital, vai reforçar a frota de domingo por causa do vestibular da UFPR.

As linhas Universidade Positivo e Campina do Siqueira-Colégio Paranaense, que não operam no domingo, começam a circular entre 10h e 11h até o término das provas. As demais linhas que passam próximo aos locais de prova terão reforço.

A relação completa está disponível no site da Urbs.

Tempo

Cidade com os maiores locais de prova, Curitiba terá um domingo sem chuva, mas de bastante frio. Previsão do Simepar é de que a mínima seja de 11ºC e máxima, de 16°C. A empresa de meteorologia Climatempo explica que uma massa de ar frio de origem polar começa a avançar sobre o estado ainda neste sábado (20), e isso diminui a instabilidade. No domingo, o sol deve aparecer pouco e há chances de garoa durante todo o dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]