• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Obras de troca e revitalização de asfalto estão alterando o trânsito em vários pontos de Curitiba. Dentre as manutenções, cujos calendários variam dia após dia, três são em importantes vias da cidade: Avenida Getúlio Vargas, no bairro Rebouças; as avenidas Omar Sabbag e Prefeito Lothário Meissner, na região do Jardim Botânico; e Rua Konrad Adenauer, no Tarumã.

Veja como estão os trabalhos nestes trechos e saiba como evitar possíveis lentidões:

Getúlio Vargas

As obras são contrapartida da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), inaugurada em novembro do ano passado, e envolvem cinco quadras da via, no bairro Rebouças: vão desde a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Conselheiro Laurindo. Ao todo, os trabalhos levarão um ano. A primeira parte provoca o bloqueio de todas as pistas à esquerda do canteiro central até dezembro. Quando a revitalização neste trecho for concluída, será a vez de interditar o lado direito do canteiro por outros seis meses.

Veja também: Ladrões roubam cavalos usados na produção de soro de aranha-marrom

Durante todo esse período, seguem com alterações os trajetos das linhas de ônibus Santa Cândida-Pinheirinho; Sítio Cercado; Fazendinha-Guadalupe; Uberaba e Canal Belém, além da Linha Turismo, que cruza a Getúlio Vargas.

Para não enfrentar lentidão: com as intervenções no pavimento nesta primeira etapa, a Setran indica aos motoristas optarem pela Avenida Silva Jardim e pela Rua Brasílio Itiberê, paralelas à Getúlio Vargas.

Av. Omar Sabbag/ Prefeito Lothário Meissner

A Avenida Prefeito Omar Sabbag passar por revitalização entre as ruas Engenheiro Leão Sounis e Engenheiro Gottardo Bottarelli, no Jardim Botânico. E ainda nesta semana começa a revitalização do pavimento na Avenida Prefeito Lothário Meissner, que é o prolongamento da Omar Sabbag. A renovação será feita, primeiramente, no sentido Alto da XV/Cristo Rei - Jardim Botânico. Depois desta etapa, as equipes retornarão no sentido contrário, começando os trabalhos na Lothário Meissner e seguindo pela Omar Sabbag, sentido Cajuru/Jardim Botânico - Cristo Rei/Alto da XV. A previsão é de finalização para o início de setembro.

Para não enfrentar lentidão: enquanto durarem as obras de fresagem e recape na Avenida Prefeito Omar Sabbag, o motorista que passar pela região próxima ao Viaduto do Capanema deve dar preferência por percorrer a Avenida Comendador Franco — a Avenida das Torres. A orientação da Setran vale para os sentidos Centro e bairro.

Rua Konrad Adenauer

A duplicação e a pavimentação da Rua Konrad Adenauer também fazem parte de obras de mitigação, mas, nesse caso, da construção do Jockey Plaza Shopping, empreendimento no bairro Tarumã que deve ser inaugurado até 2019. O trecho de trabalho é entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, e a Rua Dante Angelote, no Bairro Alto. O projeto prevê ainda que a via “se encaixe” na rua José Zgoda, que também termina na Rua Dante Angelote a cerca de 30 metros do cruzamento com a Konrad Adenauer. Para isso, os ângulos dos cruzamentos precisarão ser “atenuados”.

Para não enfrentar lentidão: Quem precisa acessar a Avenida Victor Ferreira do Amaral e imediações, a partir da Dante Angelote, vai precisar fazer um desvio considerável, subindo a Rua Percy Feliciano de Castilho (que é a continuação da Dante Angelote) até a Rua Ada Macaggi (quatro quadras). Após virar à direita, o motorista anda cinco quadras até a Napoleão Bonaparte. Após virar novamente à direita o motorista vai até o final da rua e chegará novamente à Konrad Adenauer. A linha de ônibus Sagrado Coração tem desvios pela região.

Outros trechos

Confira outros trechos que estão em obras:

Avenida José Gulin, entre a Avenida Prefeito Ersato Gaertner e a Rua Júlio Augusto Ansiutti, no Bacacheri. Previsão de término em setembro.

Rua Lupionópolis, entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Tijucas do Sul, no Sítio Cercado. Previsão de término em setembro.

Rua Nova Aurora, entre a Estrada do Ganchinho e a Rua Gabriel Ribeiro, no Sítio Cercado. Previsão de término em setembro.

Rua Pérola do Oeste, entre as Ruas Lupionópolis e Nova Cantu, no Sítio Cercado. Previsão de término em setembro.

Rua David Tows, entre a Rua Izaac Ferreira da Cruz e o Arroio da Boa Vista, no Sítio Cercado. Previsão de término em setembro.

Rua Professor Ulisses Vieira, desde a Rua Dona Eleusina Plaisant até o fim da Ulisses Vieira, próximo ao Rio Barigui, no Santa Quitéria. Previsão de término dia 28 de julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]