• Carregando...
Militares do Exército embarcam no Aeroporto Afonso Pena para missão em Roraima. | Tenente Josiany Fiedler Vieira/Exército
Militares do Exército embarcam no Aeroporto Afonso Pena para missão em Roraima.| Foto: Tenente Josiany Fiedler Vieira/Exército

A primeira das três tropas do Exército com militares do Comando Militar do Sul que atuarão em Roraima na força-tarefa humanitária de ajuda a imigrantes venezuelanos embarcou na tarde desta quinta-feira (27) no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. No total, 70 militares da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), que engloba os quartéis do Paraná e Santa Catarina, embarcaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Estão previstos mais dois embarques de Curitiba nos dias 5 e 12 de julho, totalizando 221 militares da 5ª DE.

Batizada de Operação Acolhida, a força-tarefa, que também inclui a FAB e a Marinha, acontece em cooperação com agências nacionais e internacionais, além de organizações não-governamentais (ONGs) de ajuda humanitária. Quatro mil venezuelanos que entraram no Brasil pela fronteira com Roraima fugindo da crise econômica de seu pais já foram atendidas pela operação, principalmente na capital, Boa Vista, e na cidade de Pacaraima.

- Leia também - PM organiza festa de aniversário para menino que sonha em ser policial

As tropas do Paraná e Santa Catarina foram deslocadas ao Norte do país por já terem experiência em trabalhos humanitários, como no atendimento em desastres ambientais, como enchentes, e operações internacionais, como a missão de paz no Haiti. “Os militares já possuem a confiança da população, tanto brasileira quanto venezuelana, pela credibilidade conquistada pelo seu modo de tratar as pessoas com respeito e garantir a segurança nas áreas nas quais atuam”, enfatiza o comando da 5ª DE em nota.

Os militares ficarão três meses em Roraima e boa parte deles são voluntários. A 5ª DE enviou para a força-tarefa em Roraima profissionais com formação superior e técnica em diversas áreas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]