• Carregando...
 | Cecília Tumler/Gazeta do Povo
| Foto: Cecília Tumler/Gazeta do Povo

Cerca de mil pessoas se reuniram na praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, para participar de um novo ato contra o corte de bolsas de pós-graduação e de programas de formação de professores da educação básica. Batizada de “Ato de Luto pela Ciência, pela Universidade Pública e pelo Futuro”, a manifestação foi encabeçada pela própria Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou com a participação de alunos e professores da instituição, além do reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

A ação é uma manifestação contra a redução orçamentária apresentada pelo Congresso Nacional que, segundo projeção do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), levaria à suspensão de mais de 93 mil bolsas de estudo de mestrado, doutorado e pós-doutorado a partir de outubro de 2019. Assim, com faixas e cartazes, os manifestantes decretaram luto pela ciência no Brasil e defenderam o incentivo às pesquisas nas universidades públicas.

Veja também: Ruas de 14 bairros de Curitiba ficam sem energia elétrica nos próximos dias

Em seu discurso, Fonseca falou sobre os impactos desses cortes na continuidade das pesquisas realizadas pela universidade. “Estamos fazendo esse ato não pelas nossas demandas corporativas, mas porque tem algo em jogo que é muito maior: o futuro do Brasil”, diz. “É necessário erguer a voz para demonstrar que, se forem efetivados os dramáticos cortes, o que ocorrerá na prática será uma descontinuidade nos processos de geração do conhecimento que talvez não sejamos aptos a recuperar depois”. Segundo ele, a produção de conhecimento exige continuidade e os cortes podem afetar toda uma geração.

Segundo o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, o corte pode impactar toda uma geraçãoCecilia Tumler/Gazeta do Povo

Este é o segundo protesto contra a proposta que altera o orçamento da Educação. Na última segunda-feira (06), um grupo se reuniu também em frente ao Prédio Histórico da UFPR e seguiu em caminhada pelas ruas do Centro com faixas e cartazes.

Apesar da grande quantidade de pessoas reunidas no ato desta manhã, não há alterações no trânsito na região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]