• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Cobertas, filme e talvez até sopa: essa será a combinação ideal para passar este último fim de semana do horário de verão em Curitiba, já que a cidade deve ter muita chuva e temperaturas amenas tanto no sábado (16) quanto no domingo (17). Essa previsão dá continuidade ao que os moradores da capital sentiram nesta sexta (15) — que chegou a ter queda de energia, acidentes de trânsito e tráfego muito intenso por causa da chuva.

Leia também: Horário de verão termina no fim de semana; saiba o que fazer com o seu relógio

De acordo com o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, do Simepar, os dois dias poderão ter chuva a qualquer hora. “Mas a princípio sábado vai ser pior, porque o tempo fica bem fechado desde o início da manhã”, explica. Já no domingo, o céu pode até chegar a abrir um pouco pela manhã. Mas a estimativa é de que as nuvens logo voltem a se formar, trazendo mais chuva para o período da tarde.

O motivo para o tempo chuvoso, que chegou a colocar o Paraná sob Alerta Laranja do Instituto Nacional Meteorológico (Inmet) na sexta, é a formação de uma área de baixa pressão sobre todo o Sul do Brasil. A partir do fim de semana, porém, essa massa de ar se volta mais especificamente para a região Leste do estado, conforme o Simepar.

Quanto à temperatura, o sábado será parecido com esta sexta: a mínima está prevista para 16ºC e a máxima para 23ºC. Apesar da máxima não ser tão baixa, ventos gelados contribuem para a sensação térmica menor. Já no domingo, os termômetros tendem a cair mais. A estimativa é de que a mínima seja de 17ºC e a máxima, por sua vez, não deve passar de 20ºC.

Próxima semana

A previsão do Simepar é de que a semana que vem continue tendo ocorrências de chuva em Curitiba. Mas a partir de segunda-feira (18) estas chuvas não devem vir de massas de ar frio, e sim acontecem devido ao aquecimento diurno e acúmulo de umidade. Também deverá esquentar um pouco mais, e alguns dias poderão voltar a ter temperaturas máximas de cerca de 27ºC.

Litoral

Nas praias do Paraná, a chuva também não deve dar trégua durante todo o sábado e domingo. Mas a temperatura fica mais agradável do que na capital, e não deve cair até o início da próxima semana. Para sábado, a previsão é de variação de temperaturas entre 19ºC e 26ºC; já para domingo, a mínima deve ser de 23ºC e a máxima de 26ºC. As estimativas são válidas para Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]