• Carregando...
Pessoa sendo vacinada
Campanha de vacinação vai até o próximo dia 31 de maio| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

A segunda fase da campanha nacional da vacinação contra a gripe, que agora vale para idosos, começa na próxima segunda-feira (22) em todo o país. Em Curitiba, o imunizante vai estar disponível nas 110 unidades básicas de saúde do município, de acordo com o horário de atendimento de cada posto.

RECEBA notícias de Curitiba e região no seu Whatsapp

Além de idosos, esta nova fase contempla ainda profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada. Gestantes, mães de bebês nascidos até 45 dias, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, que foram alvo na primeira fase da campanha, continuam na lista de prioritários.

A força-tarefa do Ministério da Saúde vai até 31 de maio e o “Dia D” da mobilização será no dia 4 de maio.

Na capital paranaense, a meta é vacinar pelo menos 90% das 535 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 481,5 mil pessoas.

Desde o dia 10 de abril, a campanha já aplicou 20.022 doses, sendo 11.853 em crianças. Nesses primeiros dias, o público prioritário foi o de gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e mães de bebês nascidos até 45 dias.

A vacina

A vacina contra a gripe aplicada nas unidades de saúde é do tipo trivalente: contém duas cepas do tipo A do Influenza e uma cepa do tipo B e protege contra os vírus H1N1, o H3N2 (ambas do Tipo A) e o influenza do tipo B Victoria.

Em relação à vacina trivalente indicada do ano passado, foram feitas duas mudanças, com cepas diferentes para o H3N2 e para o a cepa do tipo B. Por isso, é essencial que as pessoas dos grupos prioritários que se imunizaram em 2018 passado façam nova vacina este ano.

O agente imunizante da vacina contra o Influenza leva em torno de dez dias para ter efeito. Nesse período, há uma janela para outras ocorrências, como um outro vírus, já incubado no indivíduo, se manifestar, causando sintomas de gripe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]