• Carregando...
Falsos passaportes de vacina e atestados negativos de Covid
Falsos atestado de vacinação e resultados negativos de exame são nova moda do cybercrime.| Foto: Lucilia Guimarães / SMCS

O recorde de vacinação de Covid-19 em Curitiba no último sábado (3) mostra que se houvesse vacina suficiente toda a população adulta da capital já poderia ter recebido a primeira dose em 46,3 dias, pouco mais de um mês e meio após a campanha nacional de imunização começar em 18 de janeiro. No ritmo de sábado, a aplicação da primeira dose na população adulta de 1.453.329 curitibanos já poderia estar concluída entre os dias 5 e 6 de março, aproximadamente.

Receba no WhatsApp notícias de Curitiba e do Paraná

Sábado foram vacinadas 31.323 pessoas entre 44 e 43 anos - em média, uma vacina aplicada por segundo no horário das 8h ás 18h30. A quantidade é praticamente o dobro da capacidade normal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de vacinar 15 mil pessoas por dia. O recorde foi alcançado graças ao reforço de mais 11 postos de vacinação, totalizando 28. Segundo a prefeitura, a capacidade de sábado era para superar a marca de 32 mil aplicações., entretanto, a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde não permitiu chegar a esse quantitativo, mas ficando bem perto.

A vacinação de sábado sozinha representou quase 3,7% do total de 844.404 mil curitibanos que receberam a primeira dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer ou a dose única vacina da Jansen. Até agora, a capital vacinou 833.113 pessoas com a primeira dose (58,1% da população adulta), 241.293 com a segunda dose (16,6%) e 11.291 pessoas com a dose única da Jansen, quase 0,8%.

Porém, apesar da aceleração em um único dia, desde domingo (4) a vacinação por idade está suspensa novamente na capital justamente por falta de doses. Lembrando que a meta do governo do Paraná é aplicar a primeira dose em toda a população acima de 18 anos até o fim de setembro.

A previsão é de que a aplicação da primeira dose em Curitiba volte terça-feira (6) para o público a partir de 42 anos, já que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) começou nesta segunda-feira (5) a distribuição de mais 366,5 mil doses para todos os municípios paranaenses. Porém, por enquanto, o planejamento da prefeitura confirma para terça apenas a aplicação da segunda dose da vacina na população entre 66 e 60 anos. Nesta segunda, apenas profissionais de saúde já agendados estão sendo vacinados no pavilhão do Parque Barigui.

Curitiba recebeu até agora o total de 1,2 milhão de doses enviado pelo Ministério da Saúde e distribuído pelo governo do estado. A população adulta de Curitiba completamente imunizada é de 252.584 pessoas, totalizando 17,3% dos curitibanos acima de 18 anos que já tomaram as duas doses ou se imunizaram com a dose única da Jansen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]