• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Deve chover mais em Curitiba na sexta-feira (20) do que choveu na quinta. A previsão é que possa cair até 15 milímetros de água na cidade durante todo o dia, quase o dobro da marca de quinta (19), que foi de 8,6 milímetros. Apesar da força, a chuva que caiu não foi volumosa na capital.

Avaliando os dados do Simepar, o meteorologista Paulo Barbieri considerou o número baixo. A diferença, porém, está na força da precipitação. Ele explica que a atmosfera quente, presente até a quinta-feira, criou a condição para que se formassem temporais com vento e descargas elétricas. Com a chegada da frente fria, que trouxe a chuva, a temperatura esfriou, o que desfaz o ambiente propício às tempestades. “Esses temporais são o contraste entre o tempo abafado e a frente fria, o que ocasiona ventania e chuvas fortes. Com a atmosfera mais fria, não tem essa condição”, explicou.

Se não vem com força, ao menos a chuva será constante. De acordo com a previsão do instituto meteorológico, o céu em Curitiba permanecerá fechado, e as pancadas de chuva serão vistas durante todo o dia. A mínima fica na casa dos 16ºC e a máxima chega a 22ºC. Assim, há pouco risco de repetir as 60 quedas de árvores, os 14 destelhamentos ou os 37 semáforos desligados registrados na quinta-feira por força da chuva.

Interior

Assim como em Curitiba, as condições para formação de temporais se desfez no interior e, apesar das temperaturas mais altas, a chuva deve ser fraca e constante. Há chance de temporais apenas na região Oeste, onde o fluxo de ar do interior do continente ainda mantém o aquecimento da atmosfera superior. Com isso, a máxima em Foz do Iguaçu bate na casa dos 30ºC.

A região mais ao norte do Paraná deve ter dia nublado, mas as chuvas devem ser esparsas. Há previsão de algumas pancadas, ao longo da tarde, mas a nebulosidade na área não causa precipitação. O tempo deve seguir abafado, com máximas também chegando aos 30ºC, casos de Londrina e Maringá. A mínima fica em 20ºC

Estragos de quinta

Os casos mais graves foram o destelhamento de um condomínio, no CIC, além da queda de uma parede que deixou um trabalhador em estado grave. De acordo com a Secretaria de Educação de Curitiba, sete escolas foram afetadas pela água e precisaram ser fechadas – duas delas foram destelhadas. Em Curitiba, cerca de 21 mil residências ficaram sem luz em algum período, principalmente nos bairros Mercês, Pilarzinho, Hauer, Santa Quitéria e Tatuquara.

Leia também: Após vento forte, estudantes ficam presas em elevador de universidade em Curitiba

A chuva da quinta-feira afetou também o interior do estado. Foram 496 pessoas afetadas e 94 casas que sofreram danos, segundo números da Defesa Civil. No Oeste do Paraná, cidades como Marechal Cândido Rondon e Santa Helena registraram ventos de 102,2 km/h. Houve alguns casos de destelhamento, em Ponta Grossa, além da queda de uma placa em Carambeí.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]