• Carregando...
Empresária cria varal solidário para doar roupas em Curitiba
| Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Ao armar os varais na calçada para colocá-los à venda, no bairro Santa Cândida, em Curitiba, a empresária Andréia Cristiana Porto, 43 anos, notou que poderia fazer muito mais do que marketing do produto da sua loja de materiais de construção. Ela decidiu criar um ponto para doação e distribuição de roupas para quem precisa. O sucesso foi tanto que a vizinhança adotou o varal. As doações não param de chegar. A loja fica na Avenida Paraná, 4484. São estendidas roupas de todos os tamanhos e estações do ano. Também tem espaço para calçados.

O cartaz exposto no varal, feito com cartolina comprada na papelaria vizinha à loja, explica que “quem tiver para doar, pode pendurar… Se precisar, pode pegar”. Só não vale levar os grampos. “Eu coloquei ali a mensagem para garantir que tenha grampo para todo mundo”, explicou.

A dona da papelaria, Gislene Zanon, 41 anos, ficou feliz ao saber do destino dado à cartolina e também doou. “Achei muito bacana a iniciativa e já trouxe as minhas doações. Foram roupas do marido e das crianças. Fomos juntando tudo na hora e eu trouxe”.

As primeiras roupas penduradas no varal eram da própria empresária, do marido e dos filhos. “A ideia partiu de mim, nada mais justo que eu começasse a fazer as doações. Inclusive, peguei algumas roupas a mais, que o marido ainda nem tinha pensado em doar”, diverte-se, enquanto fala sobre o objetivo do espaço. “De vez em quando você faz uma doação, de uma sacola inteira para uma pessoa, porém, não é a numeração dela, ela não tem criança ou algo assim. Vindo aqui, olhando a roupa, ela vai pegar o que vai servir para ela e deixar aquilo que não servir para outra pessoa”, explica a empresária.

Na última sexta-feira (6), a advogada Ana Paula Rocha e Silva, 44 anos, levou roupas e pares de tênis para doação. “Vi essa mensagem no varal e achei muito bacana a iniciativa. É muito fácil ajudar, mas nem todo mundo faz. Eu vi e já postei nas minhas redes sociais, no grupo de mensagens do Bacacheri e espero que mais gente venha colaborar. Quero expandir isso, parabéns. Por mais pessoas assim no mundo”, comentou.

Contagiante

Segundo a empresária, desde que o varal foi instalado, os moradores e comerciantes da região estão fomentando a ideia. “Todos adoraram e postaram nas redes sociais deles, no Instagram e Facebook. Ela também contou que, no começo, as pessoas achavam que a loja de materiais de construção teria iniciado também um brechó. Depois, tudo ficou resolvido e o entra e sai de roupas segue a dinâmica do pendura e recolhe.

“Se o varal estiver cheio, eu recebo a roupa dentro da loja e, depois, eu mesmo penduro. Então, de alguma forma, tudo que está sendo doado é guardado, para não molhar, não sujar e eu já coloco no varal do bem. Estamos bem felizes por ajudar o próximo. Isso não tem preço. A gente faz o pouquinho que podemos e isso se torna uma diferença enorme na vida das pessoas. Gente do Santa Cândida, do Tingui, da cidade vizinha de Colombo já me trouxe roupa. Estou muito feliz em poder ajudar o próximo”, disse.

O estudante de Veterinária Allan Cristian Porto, 20 anos, filho da empresária, ajuda a mãe a tomar conta da loja e disse que o marketing do produto acabou ficando em segundo plano. “Minha mãe sempre surpreende com as suas ideias. Eu não sabia de nada. Quando vi, a ação estava rolando e as pessoas participando e apoiando. Eu também apoio”, revelou.

As doações para o varal podem ser feitas em horário comercial. A loja abre das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta. A retirada das doações também pode ser feita nesse horário. Mais informações podem ser acessadas no Facebook da loja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]