• Carregando...
Visitas agendadas ao túnel no Parque Tanguá começam dia 7 de julho. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Visitas agendadas ao túnel no Parque Tanguá começam dia 7 de julho.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quase dois anos depois de ser fechado por causa da queda de uma rocha sobre a passarela, o túnel do Parque Tanguá, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, foi reaberto nesta quinta-feira (21) pelo prefeito Rafael Greca (PMN). Para ser reaberto, o túnel teve suas paredes despichadas, além de ter a iluminação e a estrutura reforçada para evitar acidentes.

Os passeios agora só poderão ser feitos se previamente agendados. Isso porque ainda há risco de rochas se descolarem do paredão - o que vai ser monitorado por uma equipe de geólogos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que treinaram os guias a identificar possíveis movimentações rochosas, bem como a evacuar o túnel em caso de emergência.

- Leia também - Violência no Passeio Público dispara com desativação do módulo da PM

Os passeios guiados começam a partir de 7 de julho. Para participar da visita, os interessados têm que agendar o passeio pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando nome, RG, telefone e idade. A confirmação da data da visita será feita em resposta à mensagem. A confirmação será feita por um retorno da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) no próprio correio eletrônico. Os passeios serão sempre aos sábados pela manhã, a partir das 9h30, e o grupo cumprirá o trajeto com no máximo 15 pessoas. Os grupos serão formado de acordo com a demanda. Caso a procura seja grande, A SMMA não descarta ampliar os dias de visita.

- Veja também - 5 mil cães e gatos de Curitiba serão atendidos de graça por veterinários

Formada por granito e basalto, a passagem do túnel vai integrar um centro de estudos geológicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante a apresentação do projeto, o engenheiro civil especialista em geotecnia Eduardo Dell’Avanzi, professor da UFPR, não descartou a possibilidade de novos pedaços de rochas se descolem do paredão do túnel do Tanquá. Por isso, explica, a UFPR vai monitorar a movimentação rochosa, além de orientar os visitantes sobre como agir em caso de serem surpreendidos por deslizamentos. Mas não só. No passeio guiado, o visitante também terá informações sobre a formação das rochas.

Da passarela do túnel, visitante tem vista para a queda de água do Parque Tanguá. Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

“O Parque Tanguá é um laboratório ao ar livre. Nesse passeio vamos falar sobre bacias hidrográficas, formação rochosa. É a ciência se aproximando da sociedade”, resume Marilza do Carmo Oliveira Dias, secretária do Meio Ambiente de Curitiba.

Clima de campanha

A reinauguração do túnel nesta quinta ocorreu em clima de campanha eleitoral , com a presença da pré-candidata ao governo do Paraná, a governadora Cida Borghetti (PP), a filha dela, a deputada estadual Maria Victoria (PP), o ex-prefeito de Curitiba, o deputado federal Luciano Ducci (PSB), entre outros políticos.

Greca também aproveitou a oportunidade para criticar a gestão de seu antecessor, o ex-prefeito Gustavo Fruet (PDT). “Removemos hoje mais uma marca de decadência do rosto da nossa cidade”, disse logo depois de assinar decreto que transformou o Tanguá e na 22ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). “Hoje devolvemos ao público o túnel do Parque Tanguá, abandonado e depois interditado pelo nosso antecessor”, postou o prefeito em sua conta no Facebook antes da reabertura do túnel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]