Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Videogames

3D portátil (agora, sem óculos)

Nintendo 3DS: com sensor de movimentos e a possibilidade de baixar fotos | Divulgação
Nintendo 3DS: com sensor de movimentos e a possibilidade de baixar fotos (Foto: Divulgação)

Normalmente focada nos lança­men­­­tos de novos jogos, a Elec­tronic En­­tertainment Expo (E3) – maior even­­to do mundo dos videogames – teve na semana passada outro des­­taque: a competição entre os três grandes fabricantes de consoles. Microsoft (dona do Xbox) e So­­ny (PlayStation) trouxeram versões fi­­nais de suas tecnologias de con­­tro­­­le por movimento, já apresentadas no ano passado, tentando su­­pe­­rar o pioneiro Nintendo Wii. En­­­­quanto isso, a Nintendo anunciou que irá explorar outras ten­dên­­cias. Seu grande lançamento foi um novo console portátil, ca­­paz de mostrar imagens em 3D. O Nin­­tendo 3DS consegue dar per­­cep­­ção de profundidade mesmo em uma pe­­quenina tela de 3,5 po­­le­­gadas. Mas a característica mais marcante do aparelho é que ele consegue mos­­trar imagens em 3D sem precisar de óculos especiais ou um tele­­vi­­sor ou monitor equipado para 3D. O console também deixa mais fina a linha que se­­para os consoles portáteis de vi­­deo­­game, smartphones e câmeras di­­gitais. Os gamers poderão tirar fo­­tos em 3D e inseri-las nos jogos. O 3 DS também inclui um sensor de movimento e de giro, similar a tec­­nologia encontrada no novo iPho­­ne4, da Apple.

A Nintendo, que está apostando em desenvolvedores para criar jo­­gos que utilizem as novas tecno­lo­­gias suportadas pelo 3 DS, ainda não divulgou o preço ou a data a par­­tir da qual as vendas do produto estarão liberadas. A empresa tam­­bém revelou que o novo conso­­le poderá rodar filmes em 3D, co­­mo os lançados pela Disney, DreamWorks e Warner Brothers. Pa­­ra criar o efeito 3D, uma imagem le­­vemente diferente é enviada pa­­ra cada olho. O efeito funciona des­­de que o aparelho seja colocado di­­­retamente na frente dos olhos do es­­pectador, e deixa de funcionar ca­­so o espectador mude de posição. O usuário pode ajustar os efeitos para a sua capacidade visual, pa­­ra maior conforto.

A Sony também mostrou jogos em 3D na sua apresentação da terça-feira, mas não para seu console por­­tátil, o PSP. Em vez disso, a em­­presa espera explorar e expandir seus negócios em televisores 3D, com a introdução de uma série de jogos para PlayStation 3, desenvolvidos especialmente com essa fi­­nalidade. "Este será o ano do 3D", disse Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertain­ment America, que disse que 20 novos jo­­­gos em 3D estarão disponíveis para o PS3 por volta do mês de março, incluindo Killzone 3, Gran Turis­mo 5 e MotorStorm: Apoca­ly­­pse. O PlayStation Move Control­ler, nova tecnologia de sensores de movimento da para os consoles da Sony, usa uma câmera, um controlador de movimento e um controlador de navegação que permite ao jogador manipular personagens e objetos sem um joystick tradicional, de modo similar ao método empregado no Wii. Como mostrado em di­­versas demonstrações, os jogadores precisam realizar mo­­vimentos realísticos – golpes de es­­pada ou tacadas de golfe, por exem­­plo – para que o jogo funcione.

O PlayStation Move deve estar disponível a partir de 19 de setembro. Um kit, custando cerca de US$ 100, irá incluir um controle, uma câ­­mera, um jogo e um disco de de­­mons­­tração. O controle individual se­­rá disponibilizado por cerca de US$ 50. A Sony espera ter mais de 50 jogos disponíveis para o próximo natal, entre eles EyePet, Sports Cham­­pions e LittleBigPlanet 2. Na segunda-feira passada, a Microsoft apresentou sua tecnologia de controle de mo­­vimentos na E3, chamada de Ki­­nect, que estará disponível para ven­­das a partir de 4 de novembro. O preço não foi divulgado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.