Normalmente focada nos lançamentos de novos jogos, a Electronic Entertainment Expo (E3) maior evento do mundo dos videogames teve na semana passada outro destaque: a competição entre os três grandes fabricantes de consoles. Microsoft (dona do Xbox) e Sony (PlayStation) trouxeram versões finais de suas tecnologias de controle por movimento, já apresentadas no ano passado, tentando superar o pioneiro Nintendo Wii. Enquanto isso, a Nintendo anunciou que irá explorar outras tendências. Seu grande lançamento foi um novo console portátil, capaz de mostrar imagens em 3D. O Nintendo 3DS consegue dar percepção de profundidade mesmo em uma pequenina tela de 3,5 polegadas. Mas a característica mais marcante do aparelho é que ele consegue mostrar imagens em 3D sem precisar de óculos especiais ou um televisor ou monitor equipado para 3D. O console também deixa mais fina a linha que separa os consoles portáteis de videogame, smartphones e câmeras digitais. Os gamers poderão tirar fotos em 3D e inseri-las nos jogos. O 3 DS também inclui um sensor de movimento e de giro, similar a tecnologia encontrada no novo iPhone4, da Apple.
A Nintendo, que está apostando em desenvolvedores para criar jogos que utilizem as novas tecnologias suportadas pelo 3 DS, ainda não divulgou o preço ou a data a partir da qual as vendas do produto estarão liberadas. A empresa também revelou que o novo console poderá rodar filmes em 3D, como os lançados pela Disney, DreamWorks e Warner Brothers. Para criar o efeito 3D, uma imagem levemente diferente é enviada para cada olho. O efeito funciona desde que o aparelho seja colocado diretamente na frente dos olhos do espectador, e deixa de funcionar caso o espectador mude de posição. O usuário pode ajustar os efeitos para a sua capacidade visual, para maior conforto.
A Sony também mostrou jogos em 3D na sua apresentação da terça-feira, mas não para seu console portátil, o PSP. Em vez disso, a empresa espera explorar e expandir seus negócios em televisores 3D, com a introdução de uma série de jogos para PlayStation 3, desenvolvidos especialmente com essa finalidade. "Este será o ano do 3D", disse Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertainment America, que disse que 20 novos jogos em 3D estarão disponíveis para o PS3 por volta do mês de março, incluindo Killzone 3, Gran Turismo 5 e MotorStorm: Apocalypse. O PlayStation Move Controller, nova tecnologia de sensores de movimento da para os consoles da Sony, usa uma câmera, um controlador de movimento e um controlador de navegação que permite ao jogador manipular personagens e objetos sem um joystick tradicional, de modo similar ao método empregado no Wii. Como mostrado em diversas demonstrações, os jogadores precisam realizar movimentos realísticos golpes de espada ou tacadas de golfe, por exemplo para que o jogo funcione.
O PlayStation Move deve estar disponível a partir de 19 de setembro. Um kit, custando cerca de US$ 100, irá incluir um controle, uma câmera, um jogo e um disco de demonstração. O controle individual será disponibilizado por cerca de US$ 50. A Sony espera ter mais de 50 jogos disponíveis para o próximo natal, entre eles EyePet, Sports Champions e LittleBigPlanet 2. Na segunda-feira passada, a Microsoft apresentou sua tecnologia de controle de movimentos na E3, chamada de Kinect, que estará disponível para vendas a partir de 4 de novembro. O preço não foi divulgado.