• Carregando...

Entre as obras de saneamento previstas pelo PAC em todo o país, 52% enfrentam problemas, sendo que 20% estão paralisadas, 17% atrasadas e 15% ainda não foram iniciadas, segundo balanço do Instituto Trata Brasil, que monitora ações sobre o tema. Ao todo, 337 empreendimentos foram analisados pelo estudo.

A região Sul é a terceira com mais projetos de saneamento dentro dos PACs 1 e 2, atrás apenas do Nordeste e Sudeste, ambas com 51. O Paraná é o estado que mais tem projetos na região, com 14. Neste ano, nenhuma nova obra foi executada pelo governo federal no estado, segundo os dados do orçamento.

O levantamento do Trata Brasil mostra que os principais problemas encontrados nas obras que estão em situação inadequada são atrasos na elaboração de projetos executivos e em licitação, dificuldades e demora na obtenção de licenças de órgãos ambientais, adiamentos por conta da crise hídrica.

Segundo o ministério das Cidades, parte dos investimentos só foi definida recentemente. “Cerca de metade da carteira de investimentos de saneamento básico do PAC 2, sob gestão do Ministério das Cidades, por exemplo, foi selecionada em 2013, ou seja, ainda não houve tempo hábil para pleno desenvolvimento de parte significativa das obras”, diz o órgão por nota, acrescentando que as obras do PAC 1 estão com mais de 76% de execução.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]