• Carregando...

Diante de resultados mais fracos que o esperado no trimestre e de corte nas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e da construção civil em 2011, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) decidiu reduzir sua previsão de crescimento para as vendas do setor neste ano, de 9% para 7%. Em nota, o presidente da entidade, Melvyn Fox, afirma que a revisão não significa que o desempenho será ruim, se for considerado que a indústria de materiais recuperou o desempenho do período anterior à crise. "O setor continuará crescendo, mas em níveis que acompanharão o desenvolvimento da economia brasileira", observa Fox.

Em março, as vendas internas de material de construção caíram 5,82% em relação a um ano antes, segundo a pesquisa mensal da Abramat, em razão do menor número de dias úteis no período, por conta do carnaval. Em relação a fevereiro, no entanto, as vendas cresceram 4,12%. Ao mesmo tempo, no mês passado o número de empregados na indústria de materiais aumentou 7,09% na comparação com março de 2010 e 1,11% ante fevereiro deste ano.

Na análise por segmento, as vendas dos materiais de acabamento recuaram 2,84% em relação a março do ano passado, enquanto as de materiais de base caíram 7,29%. Em relação a fevereiro, houve queda de 1,18% e 7,11%, respectivamente.

No acumulado do primeiro trimestre deste ano, as vendas subiram 1,77% em relação ao mesmo período de 2010. No mesmo intervalo, as vendas no segmento de materiais básicos caíram 1,42%, enquanto a de produtos de acabamento cresceram 8,13%. Nos últimos 12 meses, o faturamento do setor cresceu 7,85% na comparação com os 12 meses anteriores. No comunicado, a entidade destaca que o mês de março do ano passado serve como base de comparação elevada, já que foi o melhor resultado do primeiro semestre de 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]