• Carregando...
Executivos da Embraer e da WEG firmam acordo de cooperação para desenvolver aviões elétricos
Na foto, Manfred Peter Johann (à esq.), diretor superintendente da WEG Automação, e Daniel Moczydlower, vp executovp de Engenharia e Tecnologia da Embraer.| Foto: Divulgação

A Embraer e a WEG anunciaram nesta quarta-feira (29) um acordo de cooperação científica e tecnológica para desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e soluções para viabilizar propulsão elétrica em aeronaves. Segundo comunicado distribuído ao mercado e à imprensa, a parceria consistirá "na utilização e integração de motores elétricos em inovadores sistemas propulsivos".

Apesar de este ser um dos principais desafios da indústria aeroespacial atualmente, ao lado do desenvolvimento de biocombustíveis para a redução de emissões de carbono, a parceria não se limitará aos aviões tradicionais. A ideia é que a cooperação resulte em "outras configurações aeronáuticas e segmentos de mercado".

“Ao celebrar esse acordo de desenvolvimento tecnológico com a WEG, reunimos mais de 100 anos de inovação de duas empresas de referência em geração de conhecimento, fortalecimento da cadeia produtiva e competitividade brasileira no mercado global”, disse Daniel Moczydlower, vice-presidente executivo de Engenharia e Tecnologia da Embraer no comunicado.

“Nossa tecnologia de powertrain, desenvolvida ao longo de anos para aplicações em trens, ônibus, caminhões e barcos, testada e em constante evolução, nos habilitou para este grandioso projeto de cooperação científica e tecnológica. Junto com a Embraer vamos trabalhar não só para viabilizar a propulsão elétrica de aeronaves, mas também para elevar a capacidade tecnológica da WEG, da Embraer e do Brasil, levando o nosso país a um patamar ainda mais competitivo”, afirmou Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.

Segundo o comunicado, após o período de teste das tecnologias em laboratório, uma plataforma aeronáutica será utilizada para integração e testes de sistemas complexos em condições de operação real. Para os ensaios será utilizada uma aeronave de pequeno porte monomotor, baseada no EMB-203 Ipanema, que realizará a avaliação primária da tecnologia de eletrificação. O primeiro voo do demonstrador movido a energia elétrica está previsto para 2020.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]