• Carregando...

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, negou nesta quinta-feira (7) que o ajuste fiscal conduzido pelo governo, que inclui redução de subsídios e desonerações e ajustes em benefícios, possa aprofundar a crise econômica, como aconteceu em alguns países na Europa.

Segundo ele, a situação do Brasil é diferente em vários aspectos, por isso não há como fazer esse paralelo com o caso europeu, e “a economia vai reagir positivamente” às medidas que estão sendo tomadas.

Levy voltou a defender que o ajuste seja feito de maneira “rápida e clara”, para que os custos sejam menores aos cofres públicos – um claro apelo ao Congresso para que não retarde as votações e aprove as medidas que dependem do seu aval.

O primeiro passo nesse sentido foi dado nesta quarta (6), com a aprovação apertada na Câmara da medida provisória que restringe o acesso a benefícios trabalhistas, como seguro-desemprego.

Câmara rejeita emenda que tentava derrubar ponto crucial do ajuste fiscal

Destaque do DEM à MP restabeleceria para seis meses o período mínimo de trabalho para se ter direito ao seguro-desemprego

Leia a matéria completa

Recursos escassos

Levy, que participou de debate em evento promovido pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em comemoração aos 15 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, explicou que o ajuste é necessário pois os recursos à disposição do governo são escassos, e não se pode elevar impostos continuamente.

“Não se pode trabalhar com a premissa de aumentar a carga tributária continuamente. Não se pode entrar numa trajetória também de que todo imposto é ruim, e de que tem que baixar todo imposto sem pensar no lado do gasto. Se não tiver equilíbrio, vai ter custos crescentes, o que é ruim para todos.”

O ministro defendeu mecanismos mais rigorosos de controle de gastos e voltou a afirmar que alguns subsídios e incentivos, como a desoneração da folha de pagamentos, pensados para amortecer desequilíbrios no cenário externo e interno, chegaram a um limite.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]