• Carregando...

O volume líquido de novos empréstimos contraídos pela Alemanha deve cair para 6,2 bilhões de euros no próximo ano, o menor nível em 40 anos, e o governo federal pode até conseguir um pequeno excedente orçamentário em 2015, informou uma fonte do gabinete à Reuters neste sábado.

O superávit federal de 200 milhões de euros em 2015 deve subir para quase 10 bilhões de euros em 2017, permitindo que a maior economia da Europa comece a pagar a sua dívida, disse a fonte. O governo alemão disse em maio que tinha a chance de não assumir nenhuma nova dívida a partir de 2015.

Os números ressaltam quão forte são as finanças da Alemanha quando comparadas com as de seus parceiros europeus, que continuam lutando com uma crise de dívida.

O mercado de trabalho sólido favoreceu o aumento das receitas fiscais da Alemanha, enquanto a condição do país como porto seguro fez as taxas de juro caírem a níveis recorde, tornando os empréstimos do governo mais baratos.

O governo espera gastar apenas 29 bilhões de euros no próximo ano na manutenção da dívida, em comparação com cerca de 40 bilhões de euros uma década atrás.

A fonte disse que a Alemanha irá aumentar seus empréstimos em 8 bilhões de euros este ano para financiar um fundo a fim de ajudar a reparar os danos causados pelas piores inundações em uma década. O país tinha projetado anteriormente como meta 17,1 bilhões de euros de novas dívidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]