• Carregando...

Importantes alimentos da cesta de consumo, como feijão, leite, tomate e batata, sobem com força desde janeiro na esteira de chuvas mais intensas. Esses itens são o principal foco de pressão sobre a inflação neste ano, que também se acelera por conta do aquecimento da economia. O cenário ficou mais claro com a divulgação do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), do IBGE.

O índice subiu 0,63% em maio, maior taxa para o mês desde o início da série histórica, em agosto de 2006. Ficou acima das previsões do mercado e superou também a variação registrada em abril (0,48%).

O IPCA-15 usa a mesma metodologia do IPCA (que baliza a meta de inflação do governo), mas encerra sua coleta mensal de preços no dia 15 de cada mês.

Para especialistas, os alimentos, que sazonalmente sobem no começo do ano, tiveram uma pressão adicional em 2010 por causa do clima. Mas o ritmo forte da economia também intensificou os repasses de custos e fez os reajustes do grupo alimentação e de outros itens chegarem mais fortes ao bolso do consumidor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]