• Carregando...
Além do movimento maior, falta de agendamento provocou atrasos no descarregamento dos caminhões, segundo a Appa | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Além do movimento maior, falta de agendamento provocou atrasos no descarregamento dos caminhões, segundo a Appa| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Pela primeira vez no ano, a BR-277 teve fila de caminhões esperando para descarregar grãos no Porto de Paranaguá. Na tarde de ontem, a fila chegou a 17 quilômetros de extensão, no acostamento da pista sentido Litoral paranaense, mas foi diminuindo em seguida – às 19 horas, a fila tinha caído para 15 quilômetros.De acordo com a Admi­nistração dos Portos de Antonina e Paranaguá (Appa), o movimento de caminhões no porto está quatro vezes maior que o registrado no mesmo pe­­ríodo do ano passado. Um dos motivos para a fila, segundo a administração, é o aumento da exportação de grãos em 40% no primeiro bimestre – 2 milhões de toneladas de soja, farelo de soja, trigo e açúcar foram exportados nos dois primeiros meses do ano.

Outro motivo apontado pela Appa é o grande número de caminhões que seguem para Paranaguá sem ter feito um cadastramento prévio pelo sistema on-line do porto, o Carga On-line. Os veículos que chegavam para descarga precisavam aguardar as liberações no pátio e isso causou atrasos. Antes de seguir rumo ao Porto de Paranaguá, os motoristas precisam agendar a descarga por meio do Carga On-line, que controla o fluxo e organiza a chegada dos caminhões para a descarga dos grãos.

Em março de 2011, após a Polícia Rodoviária Federal registrar 28 quilômetros de filas em direção ao Porto de Paranaguá para descarga, a Appa suspendeu a emissão de senhas do sistema Carga On-line. A administração alegou que a medida tinha o objetivo de evitar o aumento da fila de caminhões no acostamento. No entanto, a experiência de 2011 não impediu que motoristas continuem chegando ao porto sem o cadastro prévio.

Operação Safra

A partir de amanhã, a PRF realiza nas rodovias federais do estado a Operação Safra 2012. O objetivo é organizar o transporte de cargas até o Porto de Paranaguá, para diminuir as filas no acostamento da BR-277. A operação deve continuar até 30 de junho e contará com um reforço de policiamento e orientação de trânsito. O foco principal da operação será a BR-277, no trecho que vai de Curitiba e região metropolitana até o porto, assim como os acessos pelas BRs 376 (Contorno Sul) e 116 (Contorno Leste).

Serviço:

Carga On-Line: www.sistemas.appa.pr.gov.br/appa. Informações pelo telefone 0800-644-5544.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]