• Carregando...
O chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou que governo apresentará a meta revisada ainda neste semana. | Valter/ Campanato/ Agência Brasil/Fotos Públicas
O chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou que governo apresentará a meta revisada ainda neste semana.| Foto: Valter/ Campanato/ Agência Brasil/Fotos Públicas

À saída de uma reunião com o vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não quis antecipar as manobras do governo em relação à meta fiscal.

Nesta segunda, 19, o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou que, até o fim desta semana o Executivo tomará uma decisão sobre as medidas que precisarão ser tomadas para cumprir a meta.

Segundo Levy, o governo está “preparando muitas coisas boas” e é preciso analisar o impacto que as medidas terão sobre a própria dívida.

Banco Central avalia que IPCA ficará no centro da meta só em 2017

O tema é debatido entre os diretores do BC, mas o posicionamento oficial é que o índice ficará em 4,5% no ano que vem

Leia a matéria completa

“Nós temos que olhar as perspectivas fiscais dentro de um objetivo de sustentabilidade. E a gente tem que entender todas as repercussões do que está acontecendo este ano e do esforço que a gente vai ter que fazer ano que vem” disse o ministro da Fazenda.

Sem mais detalhes

Por outro lado, Wagner não mencionou se o governo irá rever o resultado para 2015 ou se irá elevar os abatimentos previstos.

“Vai ter que sair uma mensagem nesse sentido”, disse ao ser questionado sobre a decisão que o governo tomará. Junto com os ministros Levy e Nelson Barbosa, do Planejamento, Wagner faz parte da junta orçamentária.

Após se reunir com Temer, presidente em exercício, o dirigente da Casa Civil afirmou que o objetivo maior neste momento é “fazer a pauta da economia andar”.

Segundo ele, entre as prioridades está a aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), mesmo que valendo até 2016, e a nomeação de um relator para o projeto que recria a CPMF.

“Nossa pauta é a economia, a gente precisa andar com ela”, afirmou o ministro.

Pressões políticas

Em meio à pressão sobre o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Wagner ressaltou que o Congresso e o Judiciário estão fazendo sua parte, mas reconheceu que os imbróglios políticos “criam um clima”.

Ele frisou, no entanto, que ambiente político é calmo. “Esta não é uma questão de governo”, ressaltou.

Ainda segundo o chefe da Casa Civil, durante a reunião com Temer foram discutidas as sanções que deverão ser feitas esta semana por ele, já que a presidente Dilma Rousseff está em viagem oficial à Finlândia.

Na semana passada, a Agência Estado antecipou a dificuldade do governo de cumprir a modesta meta para as contas públicas neste ano.

Para mudar a meta ou rever o abatimento, o governo precisará mexer no projeto de lei enviado ao Congresso, que prevê a redução da meta para 0,15% do PIB. O texto está parado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]