• Carregando...
Fábrica da Ambev em Uberlândia (MG). Usina solar vai abastecer estrutura e mais 13 centros de distribuição. | Divulgação/
Fábrica da Ambev em Uberlândia (MG). Usina solar vai abastecer estrutura e mais 13 centros de distribuição.| Foto: Divulgação/

A Ambev está construindo uma usina solar na cervejaria de Uberlândia (MG), que deve ser inaugurada em março de 2019, e vai abastecer 100% dos centros de distribuição que a companhia mantém em Minas Gerais. A usina é o primeiro passo para que, até 2025, todas as operações da Ambev no país utilizem energia de fontes renováveis.

A usina solar, composta por 5.340 painéis solares, está sendo instalada no solo da cervejaria, em uma área que compreende 20 mil metros quadrados. A instalação em Uberlândia deve gerar 2 MWp de energia, o suficiente para abastecer duas mil residências. A energia elétrica gerada será utilizada nos 13 centros de distribuição da Ambev em Minas Gerais, garantindo uma economia de 30% para a companhia.

LEIA TAMBÉM: Magazine Luiza adquire startup de tecnologia para avançar em “full commerce

O empreendimento é fruto de uma parceria com a Alexandria, empresa curitibana que investiu R$ 7 milhões no projeto. De acordo com o CEO da Alexandria, Alexandre Brandão, o acordo prevê que a empresa receberá da Ambev, por um prazo de dez anos, 75% do valor correspondente à economia de energia gerada em relação ao preço de mercado. Depois deste período, a usina será transferida para a cervejaria, que passa a ter energia a custo zero.

O CEO da Alexandria, Alexandre Brandão.Divulgação

A Alexandria se caracteriza como uma fintech, ou seja, uma empresa de tecnologia que atua no setor de investimentos. Dessa forma, a companhia capta recursos de investidores que apostam no mercado de energia. Em Curitiba, a Alexandria já fechou parcerias, a partir deste modelo de negócio, com o Grupo Positivo e o Grupo Marista.

O diretor de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, Fernando Petersen, afirma que Minas Gerais foi o Estado escolhido, tanto por uma questão de viabilidade econômica, como por ser uma região com alta incidência solar. A partir de Minas, a meta é expandir o projeto de energia renovável para outros Estados, de acordo com a realidade de cada caso.

Segundo Petersen, a Ambev está preocupada em desenvolver ações mais sustentáveis. “Por conta do tamanho da empresa, temos um impacto muito grande na sociedade. Queremos deixar o nosso legado dentro do mercado que a gente trabalha e dar o exemplo para que outras companhias também invistam em sustentabilidade.”

LEIA TAMBÉM: Grupo Muffato vai construir atacarejo com usina solar e eletroposto

Nos últimos cinco anos, a cervejaria investiu cerca de R$ 1 bilhão em projetos de sustentáveis. Entre as ações, destaca-se a o negócio social que destina 100% das vendas da água mineral AMA para levar água de qualidade às famílias que sofrem com a seca no país. Até o momento, 35 mil pessoas dos nove estados que contemplam a região do semiárido foram beneficiadas com o projeto.

A Ambev também fechou parceria com a Volkswagen para aquisição de 1.600 caminhões elétricos que irão distribuir os produtos da marca no Brasil. Até 2023, quando a frota elétrica estiver totalmente ativa, os caminhões serão abastecidos com a energia limpa gerada pela usina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]