• Carregando...
Paulo Krugman é um crítico feroz da política econômica de George Bush | Shamshahrin SHAMSUDIN / AFP
Paulo Krugman é um crítico feroz da política econômica de George Bush| Foto: Shamshahrin SHAMSUDIN / AFP

A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou nesta segunda-feira (13) ter atribuído o Prêmio Nobel de Economia ao norte-americano Paul Krugman, por sua análise dos padrões do comércio e a respeito da localização da atividade econômica.

Krugman, 55 anos, elaborou uma teoria que integra pesquisas sobre intercâmbios comerciais e globalização com estudos sobre os processos de urbanização em escala planetária, destacou a Academia do país escandinavo.

O prêmio, de dez milhões de coroas suecas (um milhão de euros), vai ser entregue em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

Nascido em 28 de fevereiro de 1953 em Long Island, no estado de Nova York, Krugman dá aulas atualmente na Universidade de Princeton e desde 2000 colabora com o New York Times.

Ele é conhecido por suas fortes críticas contra a política geral e, em particular, a condução econômica do presidente George W. Bush.

Em 2007, o Nobel de Economia foi atribuído aos americanos Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson por seus trabalhos baseados nos mecanismos de intercâmbios destinados a melhorar o funcionamento dos mercados.

Entre sua primeira edição, em 1967, e 2007, o prêmio "mais jovem" dos Nobel foi atribuído a 40 americanos de um total de 58 laureados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]