• Carregando...
No shopping Mueller, cliente que concorre a moto gastou em média R$ 740 | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
No shopping Mueller, cliente que concorre a moto gastou em média R$ 740| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

A combinação de Copa do Mundo, Dia dos Namorados e festas juninas promete um mês de junho com muitos números para comemorar no varejo. Os primeiros balanços de vendas referentes à comemoração do dia 12 de junho começaram a ser divulgados ontem e mostram um aumento de cerca de 11% na faturamento em relação ao ano passado – superando a expectativa dos lojistas. E a aposta é de que o ânimo do torcedor mantenha as lojas lotadas enquanto durar o Mundial.Segundo o levantamento da Serasa Experian, empresa de análise de crédito, as vendas do varejo cresceram 10,9% na semana passada em comparação com o mesmo período de 2009. O levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) leva em conta os 12 primeiros dias do mês e revela um incremento de 7,23%. Vale lembrar que, além dos reflexos da crise econômica global, junho do ano passado também contabilizou o forte impacto negativo provocado pelo temor da gripe A, que afastou o consumidor das lojas. Segundo a Serasa, a onda de frio também estimulou os brasileiros a comprarem mais, e ajudou o setor a superar a expectativa inicial de aumento de 4,2% nas vendas.

Para este mês de junho, a Fede­ra­­ção do Comércio do Paraná (Fecomércio) espera um aumento entre 10% e 12% nas vendas, na comparação com o mesmo mês do ano passado. A avaliação do departamento econômico da entidade é que, além da combinação das da­­tas, há mais emprego e mais poder aquisitivo entre a população.

Entre os shoppings da capital que já têm seu balanço de Dia dos Namorados, os resultados são ainda mais positivos. A gerente de marketing do Palladium, Maria Aparecida de Oliveira, diz que houve um aumento de 40% nas vendas. "O mercado está superaquecido", relata. No shopping São José, na região metropolitana, o incremento foi de 49% nas vendas.

A gerente de marketing do Mueller, Katia Zucolotto, ainda não tem os dados de vendas fechados, mas revela que a Copa do Mundo provocou um salto no tíquete médio dos presentes dos namorados – o gasto médio entre aqueles que participaram da promoção do shopping (sorteio de uma Harley Davidson) foi de quase R$ 740. "Muita gente aproveitou para comprar televisores, por exemplo", diz a gerente. "Junho é tradicionalmente muito bom. Mas a Copa está trazendo um reforço."

São João

Nos supermercados, a expectativa é de carrinhos lotados de bebidas e artigos para festa junina. O grupo Pão de Açúcar espera aumentar em até 35% as vendas de itens como milho, batata doce, pinhão, pipoca e derivados de amendoim (pé de moleque e paçoca). Para cachaça e vinho, a expectativa é de alta de 30%. Em tempo: em outros corredores, a Copa também já trouxe bons resultados para a rede varejista – entre os dias 1º e 10 de junho houve incremento de 110% nas vendas de televisores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]