• Carregando...
Telas do novo Android 9 Pie. | Google/Divulgação
Telas do novo Android 9 Pie.| Foto: Google/Divulgação

O Google oficializou nesta segunda-feira (6) a nova versão do Android. Batizada Android 9 Pie, ela traz novos recursos baseados em inteligência artificial e algumas mudanças importantes na interface. Como é tradição, o sistema ganhou um “codinome” de sobremesa — no caso, “pie”, ou “torta” em inglês.

A mudança mais evidente ao usuário é o novo sistema de navegação. O Android 9 Pie aposenta os três ícones de navegação na barra inferior da tela em prol de uma interface baseada em gestos, similar à do iPhone X. Ao arrastar o dedo de baixo para cima, por exemplo, o sistema exibe os ícones afixados, a busca e as telas da multitarefa. O botão de voltar, à esquerda, aparece quando conveniente.

Entre as novidades aguardadas, temos o novo “Dashboard”, que ajuda o usuário a entender em que apps ele gasta seu tempo, com gráficos e relatórios detalhados. Ele é parte de um leque de recursos de “bem-estar digital”, anunciado em maio no Google I/O, que inclui também um timer que limita o uso de apps durante o dia, a nova versão do “Não Perturbe”, que silencia interrupções visuais; e o “Wind Down”, que prepara o smartphone para a hora de dormir diminuindo as luzes azuis e deixando a tela em preto e branco.

LEIA TAMBÉM:Novo Android te ajudará a usar menos o smartphone e a dormir na hora certa

Os recursos de bem-estar digital estão disponíveis em beta para smartphones Pixel, do Google, mediante requisição do usuário. A versão final chega à linha Pixel entre setembro e dezembro, com outros dispositivos com Android One recebendo ele na sequência. Nenhum desses aparelhos é vendido oficialmente no Brasil.

O Android 9 Pie ainda conta com algumas pitadas de inteligência artificial em áreas como a bateria, que agora se adapta aos hábitos e apps do usuário para aumentar a autonomia, e a ações de apps, que tenta antecipar com atalhos rápidos na tela de aplicativos e na busca o que o usuário pretende fazer.

Os smartphones Pixel, do Google, já começaram a receber a atualização para o Android 9 Pie. Outros dispositivos que participaram do programa beta (de testes) do sistema, das marcas Sony, Xiaomi, HMD Global, Oppo, Vivo, OnePlus e Essential, além dos smartphones com Android One, uma variação do sistema controlada integralmente pelo Google, receberão a atualização até o fim do ano. (De todas essas, apenas a Sony comercializa smartphones no Brasil.)

Para outros modelos, a liberação do Android 9 Pie só deve acontecer em 2019, a depender da fabricante e/ou operadoras — e, em muitos casos, a atualização não é garantida. De acordo com o Google, o Android 8 Oreo, lançado em agosto de 2017, está presente em apenas 12,1% dos dispositivos Android ativos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]