• Carregando...

Curitiba – O consumidor de energia elétrica está menos satisfeito com o serviço prestado pelas concessionárias segundo revela o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc) de 2004, que registrou 58,88 pontos, em uma escala de zero a 100. Em 2003, esse índice foi de 63,63 pontos e, em 2002, de 64,51. A Copel não escapou dessa queda e perdeu posições no ranking das melhores do país.

A pesquisa, realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mostra uma redução na satisfação do consumidor paranaense, que deram à Copel a pior nota entre as concessionárias com mais de 400 mil consumidores na Região Sul. A empresa, que havia sido a primeira colocada na área em 2003, registrou seu pior desempenho, 61,51 pontos. Trata-se de um resultado, entretanto, acima da média nacional. Se estivesse localizada na região Sudeste, por exemplo, a Copel conquistaria a terceira posição entre as companhias mais bem colocadas.

Segundo o diretor de distribuição da Copel, Ronal Ravedutti, o resultado decorre de um processo de degradação que a empresa sofreu de 1995 a 2002. "A intenção de privatizar a companhia fez com que muitos setores tivessem uma redução de investimentos", explica.

Ravedutti ressalta que um projeto de reconstrução da Copel está em andamento desde 2003 com a contratação de 1 mil funcionários, a reabertura de 80 agências de atendimento e a reestatização de setores da companhia. Os investimentos foram de R$ 768,7 milhões nos últimos dois anos e serão aplicados R$ 490,5 milhões em 2005.

Outra pesquisa, realizada pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee), abordando o primeiro semestre de 2005 mostra uma melhoria no grau de satisfação dos clientes da Copel. Os números mostram um crescimento na avaliação de fornecimento de energia, qualidade de atendimento ao consumidor, informação e comunicação com o cliente e imagem da empresa. "Esse levantamento mostra que o consumidor paranaense já está mais satisfeito com os serviços da Copel e a pesquisa da Aneel de 2005 deve mostrar isso", afirma Ravidutti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]