A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a Light em R$ 3,9 milhões, pelo descumprimento de metas de qualidade referentes ao ano passado. De acordo com a assessoria de imprensa da agência reguladora, a multa não tem relação com os recentes apagões que atingiram vários bairros do Rio, principalmente na Zona Sul.
Por conta das novas ocorrências registradas no sistema da Light, no entanto, a Aneel reforçou, também na última na segunda (30), a equipe que apura as causas dos blecautes que atingem a área de concessão da empresa.
Segundo a Aneel, o grupo irá analisar as condições dos equipamentos das redes subterrâneas dos bairros afetados pelas interrupções. A fiscalização fará visitas para identificar as causas dos defeitos apresentados e analisar os relatórios gerenciais das últimas manutenções. A agência estima que, no prazo máximo de dez dias, o relatório esteja concluído.
"Caso a fiscalização constate falhas de planejamento, manutenção ou operação, a empresa está sujeita à multa de até 1% do seu faturamento, segundo procedimentos estabelecidos pela Resolução nº. 63/2004", informa a nota.
Prazo para recorrer
Já a multa referente a 2008 foi emitida na última segunda-feira (30) e o prazo para recursos é de dez dias. Procurada pelo G1, a Light ainda não se pronunciou.
De acordo com a Aneel, a multa se refere a metas dos indicadores de qualidade DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) referentes a 2008.
No início da tarde, a empresa havia divulgado nota em que se comprometia a ampliar o atendimento na cidade. De acordo com a nota, o presidente da Light, Jose Luiz Alquéres, e o presidente do Conselho de Consumidores da Light, Antonio Florêncio Queiroz, reuniram-se nesta terça (1º) na sede da empresa.
"A Light decidiu ampliar seus mecanismos específicos para tratar as demandas dos clientes atingidos pelo efeito das recentes interrupções no funcionamento de energia, de forma a mitigar as inconveniências causadas aos seus clientes. O desempenho destes mecanismos será monitorado periodicamente pelo Conselho de Consumidores da Light", diz a nota.
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