• Carregando...
Ricardo Gandolfi, diretor de criação da agência Terremoto, mostra a última edição da Archive | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Ricardo Gandolfi, diretor de criação da agência Terremoto, mostra a última edição da Archive| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
  • Quatro peças da campanha para a Ecovia saíram na Archive

Há 29 anos, a cada dois meses, uma nova edição da revista alemã Archive sai do forno e os publicitários de todo o mundo descobrem o que de melhor está sendo feito por aí. São mais de 150 páginas de pura criatividade. Em todos esses anos, apenas oito agências brasileiras conquistaram a capa da publicação e, na última edição, pela primeira vez, uma empresa paranaense chegou lá. A campanha "Chega de Violência", desenvolvida pela Terremoto Propaganda para a Operação Verão da Ecovia, está no espaço mais cobiçado da Archive.

Dentro da revista, o material da Terremoto também ocupa duas páginas. Quatro das cinco peças produzidas estão lá. Para Ricardo Gandolfi, diretor de Criação da agência, foi um grande reconhecimento para um trabalho que é um desafio ano após ano. É preciso "gastar neurônios" para trazer novidades do mesmo tema – a segurança nas estradas. A Terremoto atende a Ecovia há pouco mais de seis anos.

Gandolfi conta que foram aproximadamente dois meses de reuniões e discussões da equipe para chegar ao formato definitivo. Tudo começou com a ideia de que, nos acidentes de trânsito, não são máquinas que se chocam, mas seres humanos que se agridem. A partir daí, o diretor de Criação conta que foi só pensar na execução. A opção da Terremoto foi focar na produção das cenas, reduzindo o uso do tratamento de imagens.

O primeiro passo foi selecionar as pessoas que seriam fotografadas. De acordo com Gandolfi, a agência procurou as mais reais possíveis, preterindo os modelos. Depois chegou a hora de encontrar quem fizesse os desenhos dos veículos na pele. Uma tatuadora foi escolhida para o trabalho. No momento da foto, as imagens do rosto de um e da mão de outro tinham que se encontrar e ambos faziam força no sentido contrário para representar o soco. Ventiladores foram usados para dar movimento aos cabelos. Sepa­radamente foram feitas as imagens do esguicho de água, com pulverizador, e depois as fotos foram misturadas.

Repercussão

O cliente, a Ecovia, aprovou na hora, conta Gandolfi. E a campanha foi um sucesso. A Terremoto é procurada frequentemente por empresas que querem usar o material, como instituições de ensino. Agora, nesta semana, por exemplo, o diretor da agência recebeu uma carta de uma revista japonesa, com tiragem de 80 mil exemplares, pedindo autorização para reproduzir as peças.

Gandolfi compara a conquista da capa da Archive a um Oscar. Então, esse seria mais um prêmio para a agência que, em oito anos, recebeu mais de 70. O diretor explica que a equipe – bastante enxuta, são apenas seis pessoas – trabalha tendo em mente a proposta básica da Terremoto, que é a de fazer coisas diferentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]