A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciou o pregão em alta nesta sexta-feira (13), mas não conseguiu "segurar" a tendência e passou a oscilar. Por volta das 15h, o índice Ibovespa, referência para o mercado brasileiro, tinha baixa de 0,35%, aos 39.014 pontos.
Nesta sexta-feira, o mercado americano opera em queda, com o Dow perdendo 0,54% por volta das 12h50.
No mercado internacional, as bolsas da Ásia fecharam em alta nesta sexta, fomentando entre os investidores expectativas de que esteja chegando ao fim a tendência negativa observada desde setembro do ano passado.
Mercado interno
O mercado interno mostrou números positivos do comércio. Após três meses consecutivos de queda, as vendas do comércio varejista brasileiro deram sinais de recuperação em janeiro, segundo dados divulgados nesta sexta pelo IBGE. Frente ao resultado de dezembro de 2008, as vendas cresceram 1,4%, enquanto a receita nominal do setor teve alta de 2,1%.
Além disso, o crédito para financiamento imobiliário com recursos da poupança alcançou R$ 1,9 bilhão em janeiro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O valor representa uma alta de 17,45% em comparação com o mesmo mês de 2008.
Quinta-feira
Na quinta-feira, a Bovespa terminou em alta os negócios, seguindo a tendência de elevação registrada no mercado americano. O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, teve ganhos de 0,89%, aos 39.151 pontos.
Após operar em queda durante a maior parte do pregão, a Bovespa inverteu sua tendência no meio da tarde, reagindo à "virada" dos índices em Wall Street. Os indicadores dos EUA subiram após os dados sobre vendas no varejo do país, que vieram melhores do que era esperado pelo mercado.
-
Ameaça a redes sociais, “dama do tráfico”, imagens do 8/1: Indicado ao STF, Dino coleciona polêmicas
-
Fim da “lua de mel” com o governo: recados do STF seriam criminalizados se ditos por bolsonaristas
-
A artimanha estatizante da Petrobras
-
Decisão do STF é vaga e impõe autocensura a jornais, dizem especialistas
Economistas veem risco de “contabilidade criativa” em fundo do governo para o ensino médio
Quais são as melhores e as piores rodovias do Brasil
Usina para remover sal da água pode derrubar a internet brasileira, dizem operadoras
Dino no STF: reforço ao intervencionismo estatal e à pauta econômica do governo Lula