• Carregando...
 | Gazeta/Gazeta do Povo
| Foto: Gazeta/Gazeta do Povo

O grupo Walmart reinaugura nesta sexta-feira (4) o seu primeiro hipermercado em Curitiba após anunciar o fim da marca BIG e investimentos de cerca de R$ 100 milhões para reformar as suas lojas no estado. O antigo BIG Santa Felicidade foi o primeiro a ser reformado e passa a adotar a bandeira Walmart a partir de hoje.

As principais mudanças foram em relação ao layout da loja. O espaço passa a ter corredores mais amplos, melhorias na iluminação, gôndolas mais baixas, maior variedade de produtos e aumento do número de acessos ao mercado. Os clientes poderão acessar o novo hiper por duas entradas – uma pela área de perecíveis e outra pela de não-alimentos.

A loja também foi dividida em três principais áreas: não-alimentos/beleza, perecíveis e mercearia e higiene/limpeza. O foco das novas áreas é facilitar a compra ao melhorar a distribuição dos produtos no hipermercado e aumentar o sortimento de itens disponíveis para os clientes. O projeto inclui, ainda, melhorias no estacionamento e na área de serviços do local.

Os demais hipermercados do estado (13 no total, sendo nove BIG e quatro Walmart) serão reformados ao longo dos próximos três anos. Já as lojas menores, das bandeiras Mercadorama, Maxxi e Sam’s, não passarão por nenhuma mudança significativa.

Reestruturação

O grupo Walmart anunciou na semana passada o seu plano de reestruturação em todo o Brasil. Serão investidos R$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos para reformar todos os hipermercados do grupo no país e unificar as bandeiras BIG e Hiper Bompreço em Walmart. As estratégias buscam simplificar as operações do grupo e garantir o crescimento sustentável da rede norte-americana no país.

Apesar de ser a terceira maior rede do segmento em operação no Brasil, o Walmart vem perdendo participação de mercado e ficando mais distante dos líderes Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Carrefour. No ano passado, a rede faturou R$ 29,3 bilhões, valor 1,1% menor do que o registrado em 2014. O segundo colocado Carrefour, por exemplo, ampliou em 12,6% o faturamento nominal e fechou o ano com receita bruta de R$ 42,7 bilhões. Já o líder GPA faturou quase R$ 77 bilhões em 2015.

O grupo Walmart possui 485 unidades no país de nove bandeiras diferentes, que passarão a ser sete depois do processo de reestruturação. São cerca de 70 mil funcionários, sendo 5,5 mil pessoas no Paraná. No estado, estão 39 lojas no grupo, a grande maioria Mercadorama ( 20), seguido de BIG (9), Walmart (4), Maxxi (4) e Sam’s (2).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]