Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
negócio

Após desvalorização da libra, cervejaria AB InBev aumenta oferta por SABMiller

Nova proposta faz com que valor de mercado da britânica SAB Miller alcance US$ 103 bilhões

A AB InBev comercializa, entre outras, as marcas Budweiser e Stella Artois | Divulgação
A AB InBev comercializa, entre outras, as marcas Budweiser e Stella Artois (Foto: Divulgação)

A cervejaria AB InBev, de capital belga e brasileiro e líder mundial do setor, aumentou nesta terça-feira (26) sua oferta pela rival britânica SABMiller, compensando parcialmente a desvalorização da libra esterlina provocada pelo referendo do Brexit, que resultou na saída do Reino Unido da União Europeia.

A nova oferta é de 45 libras por cada ação da SABMiller, uma a mais que na proposta anterior, disse em um comunicado a empresa com sede na cidade belga de Lovaina.

O valor de mercado da SABMiller, segunda cervejaria mundial, alcançaria, assim, 79 bilhões de libras (US$ 103 bilhões).

A AB InBev informou que esta oferta aumenta em 53% o valor das ações na véspera do anúncio da intenção de compra, em setembro passado. A empresa espera que esta aquisição lhe permita expandir seus mercados na África e na China.

Mas este valor continua sendo, de qualquer forma, inferior ao estimado pelos acionistas da SABMiller, que antes do Brexit resistiam à fusão e avaliavam o preço da companhia em US$ 121 bilhões.

A AB InBev, que comercializa, entre outras, as marcas Budweiser e Stella Artois, disse que se trata de sua oferta final para realizar uma fusão que seria a terceira mais importante da história.

A SABMiller disse que “toma nota” da nova oferta e que seu conselho de administração “consultará seus acionistas” antes de dar uma resposta.

Concessões

A operação já recebeu o aval das autoridades de concorrência da União Europeia, mas também exige a autorização das instâncias antimonopólio de cerca de quinze países.

A AB InBev aceitou uma série de concessões para obter a autorização da UE, entre elas a se desfazer da maioria dos negócios da SABMiller na Europa – incluindo as marcas Foster’s, Grolsch e Peroni – em benefício principalmente da cervejaria japonesa Asahi.

Juntos, a AB InBev e a SABMiller produzem mais de 60 bilhões de litros por ano, ou seja, três vezes mais que o atual número três mundial do setor, a holandesa Heineken.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.