• Carregando...

Depois de seis pregões consecutivos de alta, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) muda de direção e passa a cair nesta quarta-feira (7). Os investidores aproveitam a alta acumulada de 16% no período para vender ações e realizar os lucros, "corrigindo" o movimento do ano. Às 14h25, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, recuava 3,32%, para 40.906 pontos.

"Essa queda já era esperada, depois de subir tanto, especialmente com novos números ruins da economia", disse Américo Reisner, operador da corretora Fator.

O pretexto para mudar de posição foi a notícia de que o setor privado nos Estados Unidos eliminou 693 mil empregos em dezembro, mais que os 476 mil postos perdidos em novembro e também acima do previsto por economistas. Assim, o dia também tem contorno negativo em Wall Street, onde os indicadores operam em baixa.

Os investidores também reagem ao anúncio da gigante do alumínio Alcoa, que na noite de terça-feira comunicou o corte de 13% de sua força de trabalho, ou cerca de 13,5 mil empregos, até o final do ano. A companhia também reduzirá sua produção.

"Há neste início de ano claramente uma disposição maior por risco, com alguma entrada de capital externo. Mas isso tem sempre a limitação nos dados econômicos, que estão vindo muito ruins", disse Reisner.

Na Ásia, a quarta-feira foi de alta em Tóquio, onde o índice Nikkei-225 subiu 1,74%. Valorização também em Seul, onde o Kospi avançou 2,84%. Já na China, as bolsas de Xangai e Hong Kong caíram 0,68% e 3,37%, respectivamente.

Véspera

Na terça-feira, o bom desempenho das commodities e a expectativa positiva com novos planos de estímulo à economia norte-americana puxaram o Ibovespa para os 42.312, ou alta de 1,91%. O giro financeiro seguiu elevado, somando R$ 4,28 bilhões.

Segundo analistas, boa parte das compras foi feita por investidores estrangeiros, que voltaram a atuar na ponta compradora depois de tirar mais de US$ 24 bilhões do mercado de ações durante 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]