• Carregando...
Sem Wall Street, Bovespa fecha em baixa de 0,7% | Paulo Whitaker/Reuters
Sem Wall Street, Bovespa fecha em baixa de 0,7%| Foto: Paulo Whitaker/Reuters

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) interrompeu nesta quinta-feira (27) a seqüência de valorizações desta semana e fechou em baixa de 0,7%, aos 36.212 pontos, em dia de volume de negócios reduzido. O total movimentado pela bolsa paulista no dia foi de R$ 1,73 bilhão.

Nesta quinta-feira, os investidores operaram sem o principal referencial externo. Wall Street ficou fechada em função do feriado do Dia de Ação de Graças e isso reduziu muito o volume de negócios. Na sexta-feira, as bolsas norte-americanas operam, mas com expediente mais curto.

Apesar do resultado negativo no dia, a Bovespa ainda tem uma semana bastante positiva. Mesmo com o fechamento em baixa desta quinta-feira, o índice ainda acumula alta de quase 16% desde segunda-feira, quando o índice disparou 9,4%. Planos de ajuda à economia americana e européia garantiram o bom humor dos investidores no início desta semana.

Entre as ações mais negociadas no mercado brasileiro, a Petrobras - que anunciou hoje ter pedido empréstimo de R$ 2 bilhões à Caixa Econômica Federal - teve queda de 2,77% em seus papéis mais negociados. A Vale seguiu o mercado e fechou em leve baixa, de 0,4%.

Mercado externo

Em dia de feriado nos Estados Unidos, os investidores de bolsas européias aproveitaram para se recuperar. Com a perspectiva de aprovação de um pacote de 200 bilhões de euros para estímulo da economia da União Européia, as ações do setor financeiro e automotivo puxaram a valorização no pregão.

O FTSE-100, de Londres, fechou em alta de 1,77%, aos 4.226 pontos. Em Frankfurt, o DAX fechou aos 4.665 pontos, com ganho de 2,30%. O CAC 40, de Paris saltou 2,54%, para 3.250 pontos.

Na Ásia o dia acabou de forma positiva para a maioria dos mercados. Tóquio ganhou 1,95%, Seul avançou 3,27%. E na China, os investidores comemoraram o corte de 1,08 ponto percentual efetuado ontem na taxa de juros do país. Hong Kong ganhou 1,73% e Xangai subiu 1,05%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]