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Denise Remor, presidente da Magnetron: empresa cresceu 516% em seis anos apostando em mudanças na estratégia de vendas e na gestão administrativa | Fotos: César Machado/Gazeta do Povo
Denise Remor, presidente da Magnetron: empresa cresceu 516% em seis anos apostando em mudanças na estratégia de vendas e na gestão administrativa| Foto: Fotos: César Machado/Gazeta do Povo

170 produtos foram lançados pela Magnetron só neste ano. Ao todo, o catálogo da empresa tem mais de 1,6 mil itens. Um dos próximos lançamentos será uma linha de painéis para motos.

Hobby

Fotografia ajuda executiva a relaxar fora do trabalho

Denise Remor não pilota motocicletas. O negócio dela é correr para manter a forma e faz isso às 7 horas da manhã, depois de servir o café da manhã para a família. Ela garante que a rotina atribulada de executiva não compromete a vida doméstica. "Não levo trabalho para casa. Nem em pensamento, salvo em questões absolutamente delicadas", conta. Estar mais perto das crianças e ter mais tempo para a vida pessoal, inclusive, já foram argumentos para fechar bons negócios.

Mãe de dois rapazes, de 20 e 14 anos, Denise também mantém atividades de lazer como a fotografia, que sempre pratica quando viaja ou aos fins de semana, quando sai com as amigas. Foi o curso de fotografia que fez no ano em que o marido morreu que a ajudou a superar a perda e a realinhar a carreira. "As aulas eram a chance que eu tinha de sair do furacão. Virou hobby e uma paixão", conta.

Algumas das suas produções enfeitam a sala de trabalho na empresa, onde a música ambiente de boa qualidade embala as tarefas diárias. "Tomo decisões o dia inteiro", conta a executiva, cuja imagem transmite segurança e ousadia em partes iguais. "Não tenho medo de mudanças. Em geral, elas são positivas."

  • Em 2014, empresa adicionou mais 170 produtos ao catálogo de 1,6 mil itens

Entre 2007 e 2013, a frota de motocicletas em circu­­lação no país quase dobrou: passou de 11 milhões para 21,6 milhões, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Simi­­la­­res (Abraciclo). No mesmo período, o faturamento da Magnetron, fabricante de sistemas de ignição e peças para motos localizada em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, aumentou 516%. O bom momento do mercado e mudanças na estratégia de vendas e na gestão administrativa ajudaram a empresa a alavancar o crescimento e traçar metas ousadas para continuar na mesma trilha. Para 2014, a presidente Denise Remor quer superar em 28% o faturamento de R$ 76 milhões do ano passado e chegar a R$ 97 milhões.

Os resultados alcançados até agora mostram que a executiva está no rumo certo, apesar dos percalços no meio do caminho. A trajetória da empresa, que pertence à Cia Caetano Branco, sofreu um baque em 2009, com a morte repentina do marido Oscar Branco. Formada em Direito, ela precisou superar o luto e buscar conhecimento para assumir a direção dos negócios.

Nos últimos cinco anos, Denise aprendeu a administrar, promoveu melhorias em processos internos, fez investimentos em pesquisa e desenvolvimento, mudanças nas linhas de produção e aprimorou a logística de distribuição. Até vender empresa ela aprendeu. Além da Magnetron, a família era proprietária da Branco Motores. Em 2011, uma proposta do grupo americano Briggs & Stratton para adquirir o controle da líder nacional na fabricação de motores de baixa cilindrada contínua, os chamados estacionários, a convenceu do negócio. "A empresa estava saudável e operando com excelente desempenho. Não era intenção vendê-la. Mas, diante da proposta e dos investimentos que seriam necessários para expandi-la, optei pela venda", conta.

Poucos meses antes de consolidar o negócio da Branco, Denise também concluiu a compra da participação das filhas de Oscar na sociedade da Magnetron. E assumiu definitivamente a administração da empresa, que havia passado um ano e meio sob o comando de um executivo contratado. No cargo de presidente, Denise partiu para as mudanças mais profundas. Recontratou um antigo funcionário, que a ajudou a reorganizar rotinas e processos.

Treinamento

Entre as principais alterações, expandiu o mercado e colocou a produção para ser distribuída a revendedores e oficinas mecânicas. Durante 28 anos, a Magnetron foi fornecedora de peças para marcas como Honda e Yamaha. Partir para o contato direto com o consumidor também exigiu maior atenção à necessidades do cliente e treinamento de profissionais da área.

Empresa produz 900 mil peças na China

É preciso cuidado ao circular pelas instalações da Magnetron, em São José dos Pinhais: a área está em obras e se prepara para a saída da Branco Motores, que fica no mesmo endereço até dezembro, conforme o acordo de venda firmado há dois anos. Além da infraestrutura física e da requalificação de mão de obra, a empresa está atualizando a área de Tecnologia da Informação, em um investimento total de R$ 5 milhões em 2014.

A Magnetron tem 130 funcionários e produz 900 mil peças por mês. Os projetos são desenvolvidos pela equipe de engenharia de produtos aqui e manufaturados na China. Quando volta para o Brasil, toda a produção é montada – quando necessário –, testada e reembalada antes de ser distribuída.

"A carga tributária brasileira inviabiliza uma linha de produção aqui. Temos contato direto com nossos fornecedores, uma pessoa totalmente dedicada para acompanhar a produção in loco e controle rígido de qualidade", diz a presidente Denise Remor.

O sistema de produção internacionalizado foi adotado há quase 15 anos e é responsável por 97% das peças de motos que a Magnetron oferece. O mercado externo também está na mira para novos negócios. No plano estratégico da empresa está a expansão das exportações, que hoje respondem por 5% do faturamento. A ideia é chegar aos países latinos e se tornar referência no segmento, a médio prazo.

Talentos

Além do cuidado com a qualidade dos produtos, Denise também aposta em seus talentos. Mantém programas de incentivo a ideias e práticas inovadoras, e tem uma política de gestão de pessoas bem definida.

"Quero ouvi-los sempre. Acho que isso valoriza o profissional", diz. O modelo de gestão também rende reconhecimento externo. A executiva foi eleita a presidente do ano pela consultoria J. Valério em parceria com a escola de negócios Fundação Dom Cabral no Prêmio Paex.

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