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Em um exemplo que demonstra bem como funciona a globalização, um negócio recente entre duas companhias norte-americanas, e que envolve um ambicioso plano de expansão, terá impactos que serão sentidos até em Santa Felicidade, bairro de Curitiba conhecido por seus restaurantes. A multinacional DuPont, que tem sede no estado americano de Delaware, comprou a Coastal, uma firma especializada em programas de treinamento profissional e que tem na capital paranaense sua única filial da América do Sul.

A aquisição faz parte de um plano de crescimento acelerado da divisão de Segurança e Proteção da DuPont. A meta é dobrar o faturamento desse setor dos US$ 5,6 bilhões obtidos em 2007 para R$ 11 bilhões em 2010. A Coastal fará parte da sub-divisão de Recursos de Segurança, que já oferecia serviços de consultoria e agora passa a vender materiais e programas de treinamento.

"Nos interessamos pela Coastal por questões de crescimento", diz James Weigand, presidente da área de Recursos de Segurança. "Nós já éramos fortes em consultoria, tínhamos o conhecimento na área de segurança, mas não tínhamos a habilidade de levar o treinamento necessário para o mercado. Agora temos essa opção."

Para a filial paranaense, a aquisição representa uma oportunidade de crescimento. O executivo diz que prefere não especular sobre uma possível expansão na cidade, mas afirma que o sucesso da aquisição tende a se refletir por aqui. "Foi bom ver que não é só um escritório local. A operação de Curitiba funciona como parte de um negócio global."

O escritório da Coastal em Curitiba foi aberto há 11 anos e hoje tem 54 funcionários. "Eu olhei o mapa pensando em expandir a empresa e vi este país enorme [o Brasil] e decidi vir para cá", lembra o fundador e CEO da empresa, Paul Michels. "Fui primeiro para o Rio de Janeiro, dei uma volta e achei que não seria o lugar ideal. Conversando com um taxista fiquei sabendo que Curitiba era uma espécie de cidade-modelo e vim para cá." Em poucos dias, uma casa no bairro Cabral foi alugada para o início da operação.

A atividade da Coastal envolve o desenvolvimento de materiais e sistemas usados para o treinamento de funcionários de empresas. A área de segurança do trabalho é o principal nicho de atuação. Manuais, DVDs e softwares ajudam os clientes da empresa a padronizarem a orientação aos trabalhadores. A filial de Curitiba concentra os serviços de tradução de materiais e suporte a usuários espalhados pela América Latina e Europa. Somente no Brasil, a Coastal tem em seu banco de dados mais de 20 mil clientes.

Agora, as duas companhias tentam aproximar as operações. Com o tempo, a Coastal deve usar parte da experiência industrial da DuPont que, afinal, tem mais de 30 fábricas ao redor do mundo. "A aquisição acelera muito nossa entrada em treinamento. Levaríamos tempo para aprender a transformar nosso conhecimento em conteúdo para nossos clientes", diz Weigand. "Certamente haverá boas oportunidades para os funcionários das duas companhias."

Segurança

O interesse pela área de segurança industrial está intimamente ligado à origem da DuPont. A companhia foi fundada em 1802 e atuava na produção de explosivos. Na época, diretores e gerentes eram estimulados a se mudar para perto da fábrica como uma forma de demonstrar, e reforçar, a preocupação com a segurança do local. Com o tempo, a DuPont diversificou os negócios, investiu em outros ramos do setor químico e em inovação tecnológica. Hoje, o grupo tem mais de 30 fábricas espalhadas ao redor do globo e produz tintas, partes de equipamentos eletrônicos, fibras sintéticas e até sementes. O filão de consultoria na proteção de ambientes de trabalho passou a crescer nos últimos 10 anos, quando a empresa decidiu se transformar em um negócio baseado no conhecimento. O fornecimento de sistemas de treinamento de pessoas, um mercado estimado em US$ 600 milhões, faz parta da estratégia de expansão nessa direção.

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