• Carregando...

Ajudada por uma transferência de depósitos judiciais, a arrecadação federal aumentou 0,9 por cento em outubro sobre igual mês do ano passado.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Receita Federal do Brasil, o governo arrecadou 68,839 bilhões de reais em impostos e contribuições no mês passado, ante 68,222 bilhões de reais no mesmo período de 2008.

"Cabe ressaltar que esse resultado decorreu basicamente em função de transferências de depósitos judiciais em conformidade com a MP 468/09 e a portaria MF 510/09 (5 bilhões de reais) e pagamentos de parcelamentos de acordo com a lei 11.941/09 (776 milhões de reais)", ponderou a Receita em nota.

Excluindo-se esses fatores pontuais, a arrecadação de outubro teria registrado uma queda inferior à média de decréscimo dos meses anteriores, segundo a Receita.

No mês passado, ao apresentar os dados fiscais do país com o pior desempenho do governo central para um mês de setembro desde o início da série, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, já havia indicado que a arrecadação melhoraria a partir de outubro com a transferência de depósitos judiciais que estavam na Caixa Econômica Federal.

Nos primeiros dez meses do ano, a arrecadação soma 559,570 bilhões de reais, 6,8 por cento abaixo dos 600,620 bilhões de reais recolhidos no mesmo período de 2008.

Os dados são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).Arrecadação aumenta ajudada por depósitos judiciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]