• Carregando...

O governo federal arrecadou 51,520 bilhões de reais em impostos e contribuições em setembro, uma queda de 11,29 por cento frente aos 58,080 bilhões de reais em igual mês do ano passado, informou nesta terça-feira a Receita Federal do Brasil.

Nos primeiros nove meses do ano, a arrecadação somou 489,361 bilhões de reais, 7,83 por cento a menos que os 530,912 bilhões de reais recolhidos no mesmo período de 2008.

Os dados são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

"Com exceção da massa salarial, os principais indicadores macroeconômicos que influenciam diretamente a arrecadação de tributos, em especial a produção industrial, a lucratividade das empresas e o volume geral de vendas no varejo, apresentaram forte desaceleração no período de dezembro/08 a agosto/09 (fato gerador da arrecadação de janeiro a setembro/09), em relação a igual período de 2008", destacou o relatório divulgado pela Receita Federal.

De acordo com o documento, as desonerações tributárias somaram 19,5 bilhões de reais nos primeiros nove meses do ano. A inadimplência de janeiro a agosto totalizou 4,7 bilhões de reais, alta de aproximadamente 70 por cento na comparação com a mesma etapa do ano passado.

Já as compensações relativas à utilização de créditos oriundos de pagamentos maiores anteriores foram de 5,3 bilhões de reais de janeiro a setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]