• Carregando...
Pagamento com traços faciais já é usado na China | Bigstock/Bigstock
Pagamento com traços faciais já é usado na China| Foto: Bigstock/Bigstock

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgou nesta quarta-feira (22) sua tradicional lista de 10 tecnologias que devem emergir em 2017 e se consolidar nos próximos anos. De acordo com o MIT, estas tecnologias são capazes de balançar as economias e políticas públicas, além de ter efeitos na medicina e na cultura.

Reversão da paralisia

Os cientistas têm feito grandes avanços em implantes cerebrais capazes de restabelecer movimentos, ligando os sinais cerebrais aos músculos. Diversas pesquisas em animais cobaias foram bem sucedidas. No humanos, alguns testes foram bem recebidos pela comunidade médica.

Caminhões autônomos

Os veículos sem motorista já forma testados com sucesso e devem tomar as estradas rapidamente. Mas isso terá um efeito econômico, já que deixará milhões de motoristas profissionais sem ocupação.

Pagamento com o rosto

A China já implementou sistemas de pagamento com softwares capazes de ler os traços faciais. Tais programas também podem ajudar a identificar criminosos. Um dos softwares mais desenvolvidos é o Face++, usado de aplicativos a sistema de segurança de veículos. Outros países podem seguir tal tendência.

Computação quântica

Avanços em pesquisas de grandes empresas, como Google e Intel, mostram que os supercomputadores, com capacidade de processamento praticamente inimaginável, estão perto de sair do papel.

Fotos em 360 graus

As câmeras capazes de fotografar e filmar em 360 graus vão revolucionar fotografia e filmagem profissionais. Mas também terão seus efeitos no dia a dia, na forma como compartilhamos nossa rotina nas redes sociais por exemplo. Um dos motivos para isso é o preço baixo de equipamentos de boa qualidade. Nos Estados Unidos, uma câmera do gênero pode ser comprada com menos de US$ 500.

Células solares quentes

Um dispositivo criado por engenheiros do próprio MIT é capaz de converter calor em feixes focalizados de luz e, com isso, baratear a produção de energia. A célula solar tem vantagens em eficiência e preço em relação aos painéis solares tradicionais. “O truque é transformar primeiro a luz solar em calor e depois convertê-lo de volta em luz, mas agora de forma focalizada”, explica a universidade.

Terapia genética 2.0

Cientistas avançaram em soluções de cura para desordens hereditárias raras. Esse approach poderá ser levado para outras doenças, como câncer e cardiopatias, sobretudo usando técnicas genéticas como o SCID (que recentemente ganhou aprovação regulatória na Europa).

Atlas celular

Graças a novas tecnologias, cientistas estão trabalhando em um projeto de criar um grande atlas dos milhões de células do corpo humano. O trabalho vem sido desenvolvido em conjunto por profissionais dos Estados Unidos, Reino Unido, Suécia, Israel, Holanda e Japão. Tal análise será fundamental para saber mais sobre o organismo humano e agir na prevenção de doenças.

Botnet das coisas

Os novos dispositivos conectados à internet, ou IoT (internet das coisas, da sigla em inglês), devem abrir também novas portas para que hackers invadam mais aparelhos e criem um exército de máquinas zumbis – eles podem, por exemplo, fazer nossos equipamentos acessarem um determinado site para derrubá-lo.

Reforço de aprendizado

Os computadores estão descobrindo como aprender sozinhos, apenas imitando uma característica da natureza: tentativa e erro. Foi assim que os sistemas de inteligência artificial se desenvolveram a ponto de bater jogadores profissionais de Go, um jogo milenar chinês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]