• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Quem usa o WhatsApp deve ficar atento a um novo golpe que circula pelo aplicativo. Trata-se da mensagem que oferece um link para que o usuário confira quem visitou seu perfil no app. As informações são da empresa especializada em softwares de segurança Kaspersky Lab.

Ao clicar no link atrelado à mensagem, a vítima é redirecionada a uma página que afirma liberar o recurso se ela convidar outros 10 amigos ou três grupos para utilizar o serviço.

Em seguida, são abertos no smartphone do usuário diversos sites de propaganda, que oferecem conteúdos pagos. Caso o cliente clique em uma dessas páginas, mesmo que por engano, acaba assinando o serviço oferecido. Nenhum deles oferece o recurso de saber quem “fuçou” seu perfil no WhatsApp.

Divulgação/Kaspersky Lab

A cobrança é feita diretamente na conta telefônica do cliente, ou, no caso de linhas pré-pagas, descontada dos créditos. É nesse momento que os golpistas faturam, recebendo comissão pelas assinaturas realizadas.

Em maio, a Gazeta do Povo já havia alertado os internautas sobre outro golpe que corria pelo app, o WhatsApp Gold. Nesse caso, os criminosos recebiam pela publicidade e promoção de aplicativos de terceiros.

Como agir?

Caso um usuário caia no golpe, é preciso contatar a operadora de telefonia e solicitar o cancelamento da assinatura. Também é recomendável instalar um anti-vírus no smartphone para evitar o acesso a páginas maliciosas.

Colaborou: Mariana Balan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]